Verdinha, com uma foto e a patinha na frente. No verso, os dados necessários para sua identificação. Se na sua cabeça veio uma carteira de identidade, como a dos humanos, você está certo.
É exatamente assim que será o documento de identificação de cães e gatos, no município de Concórdia. Essa é mais uma ação da Administração Municipal, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, que tem um setor para fiscalizar, conscientizar e evitar os maus tratos aos animais.
Segundo a Prefeitura, a documentação dos pets oferece muitas vantagens, tanto ao tutor, quanto ao órgão fiscalizador. Com a identidade ficará mais prático buscar atendimentos em clínicas, fazer encaminhamentos para uma viagem e manter um banco de dados dos animais, dentre outras vantagens.
A assessora ambiental do Município, Juliana Lupatto, afirma que a iniciativa está sendo planejada há alguns meses e irá auxiliar muito no controle da população de animais em Concórdia.
“Daremos um passou importante. Identificados, os animais terão mais garantias de uma vida tranquila”, destaca.

Foto: Divulgação Prefeitura de Concórdia
É importante ressaltar que antes de ingressar para a documentação do pet, os animais precisam estar chipados.
“Somente por meio do chip, que armazena dados de cada animal, é possível solicitar a identidade, que poderá ser física aos que queiram imprimir ou digital”, adianta Juliana.

Foto: Divulgação Prefeitura de Concórdia
Por isso, nos próximos dias, a Secretaria de Comunicação iniciará uma campanha apresentando as vantagens da chipagem nos animais domésticos.
A proposta será conscientizar e mobilizar os tutores a realizarem a chipagem, que é uma obrigação dos proprietários. O baixo custo do procedimento, que pode ser realizado nas clínicas veterinárias, compensa com as inúmeras vantagens da identificação.

Foto: Divulgação Prefeitura de Concórdia
*Com informações da Prefeitura de Concórdia.