Nesta segunda-feira (7), 71,8 mil alunos da rede municipal de Joinville iniciaram o ano letivo em 88 Escolas e nos 74 Centros de Educação Infantil.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Na Escola Municipal Amador Aguiar, no bairro Ulysses Guimarães, os alunos do turno matutino foram recepcionados pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambin e pelo secretário de Educação, Diego Calegari.
Eles acompanharam o primeiro dia de aulas e deram as boas-vindas aos estudantes. Depois, estiveram no Centro de Educação Infantil Maria Laura Cardoso Eleotério, no mesmo bairro
O ano letivo inicia com atendimento 100% presencial e foco na recuperação das dificuldades de aprendizagem causadas pela pandemia.
As escolas de ensino fundamental estão oferecendo aulas de recuperação, por meio do Programa Aprender Mais, para alunos a partir do 3º ano, com o objetivo de potencializar o aprendizado de crianças não alfabetizadas ou com baixo rendimento.
Cerca de 300 professores foram contratados para que sejam realizadas ações de reforço, com atendimento em aula e em formato de contraturno.
Protocolos de segurança
As unidades de ensino estão seguindo os protocolos de segurança previstos na sexta versão do Plano Municipal de Contingência (Plancon-Edu).
Segundo os novos regramentos, não há mais obrigatoriedade de distanciamento entre os alunos nos ambientes de estudos, apenas nos espaços de alimentação.
Entre os cuidados estão a intensificação da ventilação nas salas de aula, escalas para os recreios e permanência do aluno na mesma cadeira todos os dias.
Nova escola e mais vagas
Em 2022, as escolas municipais de Joinville atenderão 51.832 alunos no ensino fundamental. A capacidade de atendimento aumentou em 1.015 vagas em relação ao ano passado, após reformulações e abertura de novas turmas em algumas unidades.
Além disso, a municipalização da antiga Escola de Educação Básica Léa Maria Aguiar Lepper, no bairro Saguaçu, permitiu a ampliação no atendimento.
A unidade, agora chamada Escola Municipal Prof. Avelino Marcante – Extensão, atende alunos de 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º e 9º ano. Com o processo de municipalização, passou de 339 para 603 alunos.
O atendimento da educação infantil também foi ampliado neste ano. Dois Centros de Educação Infantil novos iniciaram as aulas nesta segunda-feira: o CEI Gustavo Zietz, em Pirabeiraba, e o CEI Débora Paloma, no bairro Bom Retiro, totalizando 335 novas vagas.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: