A próxima segunda-feira (23) será dia de retorno ao trabalho para aproximadamente 2.189 servidores públicos de Jaraguá do Sul. O recesso na Prefeitura teve início no dia 21 de dezembro, mas alguns setores permaneceram de plantão durante o período. Nos primeiros dias do ano, conforme o setor de Recursos Humanos, 525 funcionários voltaram às atividades.
O prefeito Antídio Lunelli deve recepcionar a categoria e fazer um breve pronunciamento. Outros 1.023 trabalhadores recomeçam as atividades no dia 31 de janeiro, sendo a maioria do setor de Educação. As aulas nos centros de educação infantil e escolas municipais recomeçam no dia 6 de fevereiro. A Prefeitura continuará funcionando em meio período, sem previsão para retomada do horário integral.
Retorno em fevereiro em Guaramirim
Em Guaramirim, a Prefeitura ainda tem cerca de 570 funcionários de férias, dos 828 que compõem o quadro de servidores. Para estes, a data de volta ao trabalho é o dia 1º de fevereiro. Na Secretaria de Educação, as creches retornam também no dia 1º, com início das aulas no dia 2. Já as escolas municipais voltam com as aulas no dia 13 do mês que vem. De acordo com a Secretaria de Administração e Finanças do município, apenas o setor de Saúde já retornou por completo do recesso. Assim que assumiu o governo, o prefeito Luís Chiodini (PP) determinou a volta do funcionamento em período integral no Paço.
Reforma quase pronta
Presidente da Câmara, Pedro Garcia (PMDB) está com rascunho pronto da reforma administrativa que deve ser protocolada e votada nos próximos dias. A previsão é que restem três dos seis cargos com status de diretoria: a Diretoria Administrativa, a Procuradoria e a Diretoria de Contabilidade. O restante, Comunicação, Serviço e Suporte Legislativo, será transformado em gerência, sendo que este último cargo terá que ser ocupado por um servidor de carreira. A economia estimada é de mais de R$ 220 mil ano.
Mudança de forças
As mudanças no secretariado de Colombo e as eleições municipais alteraram a geografia política na Assembleia Legislativa. O PSD passa a ter a maior bancada com 10 deputados, seguido do PMDB, agora em segundo lugar, com oito. Pesou na mudança entre os dois partidos que disputaram em coligação a saída do deputado Luiz Fernando Cardoso Vampiro para a Secretaria de Infraestrutura, e a eleição do deputado Gean Loureiro (PMDB) para a prefeitura de Florianópolis.
Em Brasília
Na próxima semana, o secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso (PSDB), terá compromissos importantes em Brasília. Além de participar de encontro com o ministro Ricardo Barros, terá agenda no BNDES para tratar sobre empréstimo ao Hospital Jaraguá. A unidade tem uma dívida de mais de R$ 20 milhões devido às obras de ampliação.