Inaugurado há cerca de dois meses, o restaurante Norden, em Blumenau (SC), estava com a casa cheia na noite da quarta-feira (8), mas, por volta das 22h, um problema na subestação de energia da Usina do Salto deixou o estabelecimento no escuro. Cerca de 23 mil unidades consumidoras da cidade foram afetadas.
O apagão derrubou também o sistema de cobrança do restaurante, deixando o estabelecimento sem condições de calcular as comandas para cobrar as contas.
Para resolver a situação, os atendentes informaram aos clientes que passavam pelo caixa na saída sobre o problema e solicitavam o número do celular. A conta, acompanhada do cupom fiscal, seria enviada no dia seguinte pelo WhatsApp, mediante o pagamento do valor via PIX.
Havia 122 pessoas consumindo no restaurante no momento da queda de energia e todas saíram sem pagar. No entanto, até o fim da tarde desta terça-feira (14), apenas sete ainda não haviam quitado acertado a conta.
Segundo Julien Baier Gauche, um dos sócios do Norden, alguns clientes chegaram até mesmo a voltar no local só para fazer o pagamento.
“Não me surpreende o número, pois acredito fielmente nas pessoas. Mas a confirmação torna fato que, sim, a humanidade vale a pena. Todo mundo tem um lado bom e positivo. Só precisamos focar nestas qualidades e fazer elas transparecem.” disse Gauche, à reportagem do NSC Total.
O Norden pretende fazer uma postagem de agradecimento aos clientes nas redes sociais. Quando a sociedade está contaminada por gente tentando tirar vantagem de tudo e de todos, até mesmo algo que deveria ser regra, como um exemplo de honestidade, merece gratidão. E é digno de virar notícia.
*Com informações de NSC Total.