Na última semana, o Cólegio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, passou por uma mudança significativa na direção, com a posse do novo diretor, Luciano Petry, no cargo que antes era do Irmão Ronaldo Luzzi, marista, que agora se dirige ao Colégio Marista de Cascavel, no Paraná.
A transição na direção do centenário e tradicional colégio em Jaraguá do Sul ocorre em decorrência da saída dos Irmãos Maristas de Jaraguá do Sul. Petry segue apoiado pela Província Marista Brasil Centro Sul e pelos Irmãos, como ocorre em outras unidades da rede de ensino marista.
Segundo a instituição, o colégio mantém seus valores e princípios pela assistência direta da Província Marista, com sede em Curitiba.
“O colégio continua Marista, com os mesmos princípios, os mesmos valores, a única coisa que muda é que o diretor passa a ser leigo. O colégio continua em Jaraguá do Sul como sempre foi, fornecendo educação com qualidade e excelência educacional com o maior zelo possível para com a população de Jaraguá do Sul”, explica o Irmão Alison Humberto Furlan, Diretor do Centro de Formação e Formador do Aspirantado Marista.
Com a queda no número de candidatos a Irmãos Maristas, religiosos da Igreja Católica, os que residiam em Jaraguá do Sul foram direcionados para outras cidades onde serão mais necessários como religiosos.
“Os leigos na direção com certeza manterão o carisma marista vivo e na ativa aqui na cidade de Jaraguá do Sul”, frisa Furlan.
Com mais de 11.000 m² de área construída e mais de 71.000 m² de área total, a estrutura histórica do Colégio, tombada e preservada, além de servir como referência para a história de Jaraguá do Sul, atualmente também atua como um importante espaço de convivência e aprendizado para gerações de famílias jaraguaenses que passaram pelo Colégio e construíram valores para toda a vida. Com salas amplas disponíveis para os estudantes, bosques, jardins e áreas livres, o Colégio Marista investe em qualidade de vida para seus alunos.