O Departamento de Polícia Penal (DPP) de Santa Catarina realizou na manhã desta quinta-feira uma ação preventiva de segurança, no Presídio Regional de Criciúma (Santa Augusta).
A operação pente-fino foi planejada pela coordenadoria de operações do DPP e faz parte de uma série de ações que vão acontecer em todas as unidades prisionais do estado. As operações preventivas estão sendo intensificadas uma vez que o sistema prisional começa a retomar, de forma gradual, algumas rotinas suspensas em função da pandemia.
Cerca de 200 policiais penais trabalharam nesta manhã em Criciúma e as equipes especializadas como SOE (Serviço de Operações e Escolta), GTI (Grupo Tático de Intervenção) e DOC (Divisão de Operações com Cães).
Por questão de segurança, os resultados da operação não foram divulgados.
Com a mudança de agente penitenciário para policial penal, o Deap passou a ser DPP.
O diretor-geral do DPP, Vladecir Souza dos Santos, ressaltou que operações pente-fino ocorrerão em todo o estado.
“Esse é um momento de reforçarmos os procedimentos de segurança, uma vez que as rotinas do sistema prisional estão sendo retomadas, ainda que de forma gradual”, assinalou.
Desde o dia 4 de outubro as visitas presenciais foram autorizadas desde que a unidade esteja em área com bandeira amarela ou azul e sem registro de casos positivos para a doença, entre outros itens que devem ser observados.
As atividades laborais e de ensino também estão sendo retomadas de maneira progressiva e respeitando os protocolos sanitários.
Foto: Arquivo/Divulgação