A Escola de Educação Básica Professor Heleodoro Borges, no bairro Vila Lalau, em Jaraguá do Sul, deu início à Semana HB, em que os alunos do ensino médio integral e do magistério fazem apresentações culturais ao longo da semana, além de apresentarem os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo. O evento começou nesta terça-feira (9) e é aberto para a comunidade.

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro
“A Semana HB é a nossa mostra de trabalhos. Essa ideia já surgiu no ano passado com a pandemia, quando percebemos que mesmo de modo remoto, conseguimos muitos trabalhos com qualidade. No ano passado já tínhamos feito a semana HB e esse ano resgatamos a ideia desde o início do ano, quando fomos selecionando trabalhos para a mostra”, conta a professora Luciane Batista Leite.
Entre os projetos apresentados, está o jornal da escola, que começou a ser desenvolvido em setembro pelos alunos do 2º ano do ensino médio. O conteúdo do jornal abrange desde assuntos que acontecem na própria escola e até temas como moda e humor.
“Temos o projeto de intervenção e pesquisa na nossa escola e dentro dele temos que criar um projeto que beneficie o colégio e que as pessoas de fora consigam ver. Com isso, eu tive a ideia de criar um jornal da escola, porque acaba sendo também uma forma de divulgar ela para outro público”, conta a aluna Thamily Vitória Pires de Campos.
Segundo Thamily, o jornal é uma forma de divulgar a escola à comunidade, chamando assim mais adolescentes para estudar no colégio, pois a instituição não possui ensino fundamental, o que acaba gerando poucas turmas no primeiro ano do ensino médio.

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro/OCP News
Confira a programação completa da Semana HB:
Quarta-feira (10)
- 7h30 às 12h15: Aula normal;
- 12h15: Almoço;
- 13h15 às 15h: Competição de avião de papel;
- 15h: Visitação;
- 15h30: Lanche;
- 15h45: Apresentação no palco Magistério;
- 16h45: Apresentação no palco EMITI- videoclipes – 2º ANOS;
- 18h30 às 19h10: Apresentação no palco Magistério;
- 19h15 às 20h27: Apresentação dos projetos – EMITI;
- 20h42 às 22h: Aula normal – Magistério.
Quinta-feira (11)
- 7h30 às 8h30: Apresentação cultural: Grupo do pandeiro + Jorge Sampa + Embaixadinha;
- 8h30 às 9h45: Apresentação projetos: PIP Sala multicultural, laboratórios e voluntariado;
- 9h45: Lanche;
- 10h: Apresentação no palco – Magistério;
- 11h às 12h15: Visitação;
- 18h30 às 22h: Aula normal – Magistério.
Sexta-feira (12)
- 7h30 às 12h15: Aula normal;
- 13h15 às 14h30: Apresentação projetos: PIP horta, Nós e as redes de trabalhos e PV;
- 14h30 às 15h30: Competição avião de papel;
- 15h30: Lanche;
- 15h45: Contação de história – Magistério;
- 16h45: Encerramento;
- 18h30 às 19h10: Encerramento Magistério.