A “Chapa 102 – Construir e Avançar” tem como candidato à presidência da OAB Blumenau Pomerode o advogado Marcelo Geiser Duran, que atualmente é Secretário-Geral da OAB local. Ao seu lado, Sabrina Knihs de Medeiros é candidata à vice-presidência e atualmente é Secretária-Geral do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC.
Também compõe a nominata da Diretoria, a candidata a Secretária-Geral Raquel Jacintho, que é Coordenadora Regional da CAASC, membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC e Delegada da ACAT, ainda, a candidata a Secretária-Geral Adjunta Giselle Amanda Trettin, que atualmente é Conselheira Municipal da OAB Blumenau e o candidato a Tesoureiro Christian Marlon Panini de Carvalho, que também é Conselheiro Municipal da OAB Blumenau e Presidente do Observatório Social do Brasil-Blumenau.
Entre as propostas da Chapa 102 para fortalecer a gestão da OAB Blumenau/Pomerode, estão o Diálogo Proativo em Favor da Advocacia, para criar melhores ambientes e condições de trabalho aos advogados por meio do diálogo aberto e produtivo com todas as instituições que se relacionam com a advocacia de Blumenau e Pomerode: Magistratura, Ministério Público Federal, Trabalhista e Estadual, servidores do Judiciário e outros agentes da justiça e do poder público em todas as esferas.
A Chapa 102 tem ainda como propostas:
– Fortalecer e apoiar a atuação da Comissão de Direitos e Prerrogativas em defesa dos advogados, combatendo de forma incisiva o desrespeito a classe no exercício da profissão, inclusive no âmbito do Poder Público Municipal, em especial pelo respeito à garantia prevista na Lei Complementar Municipal nº 1.332/2021 de Blumenau, procurando replicar o dispositivo na legislação de Pomerode.
– Promover políticas de valorização da advocacia e dos honorários do advogado junto à classe, ao poder judiciário e à sociedade civil.
– Buscar garantir institucionalmente a valorização da advocacia local, não apenas pela defesa inegociável das prerrogativas, mas pela fiscalização do cumprimento das regras territoriais de atuação profissional, de modo a impedir o exercício profissional predatório, oportunizando o estabelecimento bem-sucedido de todos os advogados.
– Os integrantes da Chapa 102 firmam o compromisso de não assumir cargos de indicação da OAB Blumenau/Pomerode em Conselhos Municipais.
– Estabelecer regras para a inscrição dos advogados interessados em ocupar cargos em indicações, dando-se publicidade a todas essas oportunidades.
– Tornar a OAB Blumenau/Pomerode cada vez mais presente nos debates e na atuação em favor dos temas relevantes para a sociedade.
– Atuar de forma ampla, ao lado das pautas e iniciativas que garantam uma melhora na vida política, social, econômica e cultural da população, colocando-se sempre presente no combate da corrupção, desperdício dos recursos públicos e ineficiência da gestão pública.
– Aproximar os agentes públicos da OAB Blumenau/Pomerode, bem como a sociedade civil, através de palestras e seminários, capacitações sobre a história, prerrogativas, função institucional e papel da Advocacia no funcionamento das instituições e na proteção do Estado Democrático de Direito.
– Ampliar a participação, atuação e o número de integrantes das Comissões da OAB Blumenau/Pomerode, bem como criar comissões para as áreas de direito que surgem a cada dia e dar o respaldo necessário para que desempenhem efetiva e plenamente suas atribuições.
– Ampliar o relacionamento com a Seccional, alinhando os interesses e anseios dos advogados de nossa Subseção para melhoria dos serviços prestados em prol da Advocacia, mantendo independência de gestão financeira e direito de decisão quanto aos temas de interesse da Advocacia de Blumenau e Pomerode.
– Aproximar os advogados de Blumenau e Pomerode com realização de assembleias, oportunizando que tragam ao conhecimento da entidade demandas de interesse da advocacia e da sociedade em geral, bem como tomar medidas para promover a integração da classe, intensificando a participação nas comissões, nas atividades acadêmicas, culturais, esportivas, artísticas e de entretenimento.
– Estreitar o diálogo com os novos profissionais da Advocacia nos assuntos de interesse do “Jovem Advogado” através da Comissão do Jovem Advogado, permitindo o estabelecimento e consolidação de políticas específicas que possam apoiá-los efetivamente.
– Oportunizar cursos de capacitação ao Jovem Advogado, em especial no que diz respeito ao exercício da advocacia em seu início.
– Defender e representar tanto nas políticas institucionais internas, quanto nas políticas públicas, o permanente respeito aos preceitos fundamentais de igualdade de gênero, igualdade e representatividade racial e igualdade etária; rechaçando toda forma de discriminação de gênero, etnia, etária ou qualquer forma de assédio.
– Aprimorar os convênios para cursos oferecidos pela Escola Superior da Advocacia da OAB/SC, a fim de adequar os cursos oferecidos e as formas de acessá-los. Além disso, a Chapa 102 defende um programa de bolsas, permitindo ampliar a abrangência para o atendimento da necessidade contínua de capacitar os advogados.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.