A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, informa que o prazo para reformas e construções nos cemitérios municipais termina nesta sexta-feira (22).
A data faz parte do calendário de atividades a serem executadas devido ao feriado do Dia de Finados, no dia 2 de novembro.
Pessoas que fizerem reformas de jazigos ou construções, devem obedecer este prazo, além de deixar o local limpo, inclusive, removendo entulhos e lixo provenientes destas ações.
O mesmo calendário estabelece que até o domingo (24), será permitida a utilização de mangueiras e lavadoras de alta pressão para a limpeza dos túmulos.
Já a partir de segunda-feira (25), somente será permitido o uso de balde, escovas, vassouras e panos para a limpeza estas estruturas.
A partir da quinta-feira (4), os serviços de reforma e construção poderão ser retomados.
O calendário foi divulgado no último dia 11 de outubro, estabelecendo uma série de restrições a partir do dia 22 de outubro e que valem até o dia 4 de novembro.
A Diretoria de Administração, responsável pela manutenção dos cemitérios municipais, solicita a todos que cumpram os prazos estabelecidos e tomem as devidas precauções durante os serviços, a fim de não prejudicar aqueles que já prepararam as sepulturas de familiares para as celebrações de Finados.
Licença
Para qualquer serviço de manutenção e/ou reforma em túmulos ou jazigos é obrigatório o requerimento de licença à Prefeitura.
Os assuntos pertinentes às construções, reformas, atualização e/ou recadastramento e, demais informações devem ser tratados diretamente pelo número 2106-8263.
Horários
Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h30 às 18h. Excepcionalmente nos dias próximos ao Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h.
Velas
Não é permitido acender velas em qualquer local do cemitério, sendo o visitante orientado a utilizar somente o velário e as cruzes do cemitério para este fim.
Combate ao Aedes Aegypti
Outras medidas são necessárias para a segurança dos visitantes e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, febre amarela e Zika.
Neste caso, são proibidos utilizar vasos ou recipientes de vidro; vasos e recipientes com água; arranjos, vasos e recipientes com invólucros plásticos.
Também, é expressamente proibida a colocação de vasos com água no interior dos jazigos e capelas tumulares. Serão removidos todos os materiais que possam acumular água.
Coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar.
Calendário de atividades
Até a sexta-feira (22), deverão ser concluídos os trabalhos de reforma e construção em geral. O local deverá ser limpo. Entulho, lixo e demais materiais devem ser recolhidos, garantindo a segurança dos visitantes.
Até domingo (24), será permitida a utilização de mangueiras e lavadoras de alta pressão para a limpeza dos túmulos.
A partir de segunda-feira (25), somente será permitido o uso de balde, escovas, vassouras e panos para a limpeza dos túmulos.
A partir de quinta-feira (4 de novembro), os serviços de reforma e construção podem ser retomados.