Ten Cel Valdeci da Silva completa seis meses no comando do 14º BPM, em Jaraguá do Sul

Foto: Laura Petry/OCP News

Por: Claudio Costa

18/09/2021 - 06:09 - Atualizada em: 18/09/2021 - 12:51

O tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva completou, na quinta-feira (15), seis meses no comando do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar). O oficial deu uma entrevista exclusiva ao OCP sobre o trabalho desenvolvido à frente da unidade responsável pelo policiamento ostensivo em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba.

Valdeci afirma que foi um desafio muito grande assumir o batalhão. Ele destaca que esse primeiro semestre serviu para conhecer as nuances, as peculiaridades e as necessidades de cada um dos cinco municípios que compõem a área do 14º BPM.

“Verificamos as demandas de cada um dos municípios. Agora, com seis meses, a gente consegue alinhar o azimute da direção que vamos dar para os próximos meses no batalhão. A proposta é de muito trabalho na rua, muita polícia na rua e operações. Não só para manter os excelentes indicadores, mas reduzir de alguma forma”, destaca Valdeci, ao ressaltar que furtos e roubos estão em queda na região.

Operações no trânsito

Um das grandes marcas da gestão de Valdeci foram as operações temáticas. Durante os seis meses, além do trabalho de reforço operacional realizado em ações específicas na região, foram realizados esforços para coibir questões do trânsito nos cinco municípios.

“Nós temos as ações operações policiais que têm por finalidade inundar o campo de trabalho com abordagens e varreduras. Essas ações aumentam a sensação de segurança da população. Mas eu gosto de atender também as questões administrativas”, frisa o comandante.

O tenente-coronel se referiu às operações Moto Segura e também a Documento Legal. Segundo Valdeci, essas questões não estão nos indicadores criminais, mas acabam por tirar a tranquilidade da sociedade.

“Mesmo que não haja crimes, a administração da vida social também não pode ter desordem. Algumas operações servem para trazer de volta a ordem administrativa. A gente tem que mantar o trânsito num patamar de segurança e de ordem para ter segurança”, estaca.

A operação Moto Segura teve foco nos entregadores que utilizam motocicletas. O comandante explica que ação buscou fiscalizar irregularidades com a documentação e modificações nas motos, como os escapes abertos. Os profissionais também foram orientados sobre as exigências para exercer a atividade.

A operação Documento Legal visou fiscalizar o licenciamento dos automóveis na região. Um levantamento feito pelo 14º BPM apontou que 22% dos veículos estavam com o documento atrasado. Além da irregularidade, as condições dos veículos também foram verificadas.

Foto: Laura Petry/OCP News

“As fiscalizações das questões administrativas do trânsito também fazem parte das atribuições da Polícia Militar. Quando nós vemos que essas questões estão se desequilibrando, nós entramos com uma ação corretiva. O resultado foi bastante interessante”, reitera.

Operação Escola Segura

Outra ação de destaque do 14º Batalhão durante o comando de Valdeci foi a Operação Escola Segura. Após a chacina na creche em Saudades, no Oeste do Estado, e de um incidente envolvendo uma funcionária que fingiu ter sido atacada em uma escola em Massaranduba, uma ação foi rapidamente realizada na região.

Policiais militares da Radiopatrulha, do Canil, do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) e da Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) realizaram rondas preventivas nas escolas estaduais, municipais e na rede particular.

“Tivemos que agir de forma rápida para acalmar a população. Havia um clamor social muito grande e uma preocupação de nós, policiais, quando ocorreu aquela situação lamentável em Saudades e algumas ameaças, brincadeiras na nossa região. Para dar uma resposta para essa situação, fizemos um novo planejamento nas escalas de serviço. O efetivo do Proerd, do administrativo e parte do operacional foi direcionado para visitar as escolas”, conta.

O tenente-coronel lembra que houve um reforço no policiamento das escolas durante 60 dias e o resultado foi imediato. Houve um retorno da sensação de segurança nas escolas com os policiais militares trocando ideias com professores e diretores.

“A média de visitas nos colégios chegou a 35 por dia. Cada colégio foi visitado pelo menos 3 vezes por semana. Então, isso trouxe uma tranquilidade muito grande. Com o retorno do Proerd no mês de setembro, a operação não deixou de existir. O efetivo do Proerd está todos os dias no ambiente escolar e nós continuamos com um efetivo de apoio fazendo esse contato com o ambiente escolar”, finaliza.