Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Empreendedorismo inspirador em 60 anos de história

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/09/2021 - 14:09 - Atualizada em: 23/05/2024 - 15:24

O empreendedorismo inspirador da WEG está presente no cotidiano dos jaraguaenses, do Brasil e do mundo. Em 60 anos de história, a companhia se desenvolveu buscando alta produtividade, mas sempre ancorada na essência de seus fundadores. Visionários, eles buscaram um sonho alicerçado na paixão por inovação e na sustentabilidade e despertaram o mesmo comprometimento em outros empresários e empreendimentos.

A ética, integridade e transparência fizeram da WEG uma potência mundial, cujos investimentos em educação, capacitação e tecnologia transformaram, também, o ambiente que a cerca. Em nome de todas essas realizações, lideranças e empresários manifestam o orgulho de viver essa história.

“A WEG sempre foi para mim um modelo a ser seguido. Uma filosofia que dá certo e traz excelentes resultados. Ver a empresa chegar aos 60 anos com seu espírito de inovação ainda mais aguçado é um sopro de esperança de um Brasil que pode dar certo. Um pedaço do Brasil que já dá muito certo, aliás.

Uma empresa que começou com três jaraguaenses idealistas e que hoje é referência mundial não só na produção de motores, mas também em energia limpa e que mais recentemente vai buscando espaço com a inteligência artificial e internet das coisas, é prova de que não há limites para quem sonha grande e trabalha com afinco e seriedade. Acompanhei com entusiasmo a notícia divulgada dias atrás que a WEG já está testando uma rede própria de internet 5G, capaz de revolucionar a indústria.

Não é por acaso que em 2020, ano de pandemia, a companhia tenha registrado uma receita líquida de R$ 17,5 bilhões, alta de mais de 30%. E que no segundo trimestre deste ano seu lucro tenha aumentado 120%.

Acredito que a WEG não é apenas uma das empresas que mais dá resultado na Bolsa de Valores e que mais chama a atenção do mercado, a WEG é, sobretudo, uma cultura de organização, planejamento, controle rígido dos processos, valorização dos recursos humanos, busca constante por novas soluções e inovação. Sem comodismos e sempre acreditando que é possível fazer mais e melhor. Esse é um mantra que costumo repetir para minha equipe – tem dado muito certo.

E pensar que tudo começou com três carros velhos. Sim, foi isso que os fundadores – Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus – investiram para começar a empresa. E hoje essa é uma marca que gera milhares de empregos, oportunidades e orgulha a sua comunidade. Nestes 60 anos de uma trajetória brilhante, eu parabenizo a todos que fazem parte desta grande família e deixo meu desejo para que o Brasil e Santa Catarina olhem mais atentamente para esse modelo que vem transformando vidas e comprovando que temos capacidade!”

Antídio Aleixo Lunelli, empresário e prefeito de Jaraguá do Sul

“A comemoração de datas que marcam a trajetória de qualquer empreendimento é sempre um fato marcante.

No caso da WEG, essa celebração é ainda mais especial para Jaraguá do Sul, por tudo que a empresa representa para a comunidade. Juntamente com outros negócios que surgiram da ousadia de homens e mulheres idealistas, numa época em que o município migrava de um modelo essencialmente agrícola para iniciar sua matriz industrial, a WEG é uma das referências do DNA tão forte em nosso município.

Ao reverenciamos os 60 anos desta organização empresarial, lembramos com orgulho e respeito sua trajetória desde o início com os seus fundadores. O sonho de Werner Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus de fabricar no município motores elétricos foi muito além, talvez, do que eles mesmos ousassem. Por outro lado, não é exagero afirmar que o tílprojeto liderado pelos três visionários anteciparia seis décadas atrás conceitos de gestão que nos dias de hoje permanecem como inspiração a novos empreendedores.

Não foi por acaso que a empresa que surgiu na década dos anos 1960, em um período em que o próprio País avançava para consolidar sua indústria de transformação, se tornaria uma multinacional brasileira, conquistando o mundo e se afirmando como ícone em tecnologia e inovação, sem nunca perder seu vínculo com a comunidade que a viu nascer.

Por sua importância como modelo empresarial e exemplo em responsabilidade social e participação comunitária, a WEG é merecedora do reconhecimento não somente de seus colaboradores, ou por sua ativa presença nos mercados em que atua, mas como demonstração do quanto os legados deixados por precursores continuam dignificando Jaraguá do Sul e Santa Catarina. Parabéns, WEG!”

Luis Hufenüssler Leigue, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul

“Tive o grande privilégio de participar ativamente dos primeiros 30 anos de atividades da WEG. Inicialmente como atento observador, isso na fase em que a sociedade estava sendo concebida, pois como bancário cumpria meu expediente das 7h às 13h e, no período da tarde, trabalhava com o meu cunhado Eggon, auxiliando-o na assistência administrativa/comercial à algumas empresas locais.

Como convidado, participava como ouvinte nos encontros de seus idealizadores – Werner, Eggon e Geraldo – a qual foi minuciosamente planejada, definindo-se com toda clareza o escopo do futuro negócio, as respectivas participações societária e sua forma de integralização, os princípios e valores que a norteariam, a função a ser desempenhada e as responsabilidades de cada um dos sócios e a atribuição de sua representação, a clara distinção entre capital e trabalho e as regras de convivência e coexistência.

Portanto, todos os aspectos que norteariam a WEG foram previamente definidos e respeitados no decorrer dos anos que a acompanhei. Fundada em 30.03.1961, já na fase pré-operacional fui integrado à equipe como o primeiro colaborador da área administrativa/comercial trabalhando meio expediente e, a partir de 01.01.1963, com dedicação em tempo integral, ocupando em todo o meu tempo de empresa relevantes posições na gestão dos negócios como, diretor e conselheiro.

Por iniciativa e decisão dos sócios Geraldo, Werner e Eggon, foi desde os primórdios indicado para que assumisse a posição de diretor-presidente e porta-voz da WEG, para que a representasse diante de todas as partes relacionadas. Não obstante, a WEG foi administrada por muito tempo em forma de triunvirato, prevalecendo a tomada de decisões de forma colegiada.

E sem que o termo fosse usual na época, a Governança Corporativa, como se reconhece nos dias atuais – a Transparência, a Equidade, a Prestação de Contas e a Responsabilidade Corporativa passou a fazer parte inconteste da sua forma de ser e de fazer. A notável trajetória da WEG deveria passar a fazer parte obrigatória do “estudo de casos” de todas as Escolas de Negócios do Brasil, nas áreas de Engenharia, Administração e Economia. Parabéns a todos os que fizeram, fazem e continuarão fazendo a grandeza dessa notável multinacional brasileira, que tanto nos orgulha.”

Vicente Donini, presidente do Conselho de Administração da Marisol S.A.

“Empresa dinâmica, com propósito e valores muito bem definidos, a WEG preserva as orientações e determinações de seus precursores, estratégia que se reflete em sua pujança.

Hoje, uma organização global e em permanente processo de expansão, continua mantendo a cultura empreendedora promovida pelos seus fundadores, no início da década de 1960, consolidada na 2ª geração e que certamente irá permear as próximas.

Inovadora e com um nível de profissionalismo altíssimo, a WEG orgulha a todos nós. Nossos parabéns pelos 60 anos de protagonismo e sucesso!”

Leonardo Fausto Zipf, presidente da Duas Rodas

“Saudações aos 60 anos da WEG. Realmente grande jornada de uma empresa pujante em todos os sentidos: em gestão empresarial, tecnológica e de inovação. Tive a honra de conhecer os três fundadores. Empresários com grande visão estratégica e de olhar para o futuro.

Nestes últimos 60 anos, o sucesso e o dinamismo da WEG levou, inclusive, o nome de Jaraguá do Sul-SC para o mundo e tornou nossa cidade reconhecida como símbolo de desenvolvimento e de tecnologia em inúmeros ramos.

Meus cumprimentos de realização e dever cumprido, nesta vida, aos srs. Eggon, Werner e Geraldo e votos de sucesso aos administradores e sucessores, especialmente ao sr. Décio Silva, pela pujança na sua gestão. Cumprimentos e rumo ao centenário WEG.”

Wandér Weege, empresário

“A WEG é um exemplo de companhia para o mundo. E nós temos o privilégio de poder estar próximos dessa atmosfera que a WEG criou em Jaraguá do Sul.

Jaraguá tem uma história que se divide em antes da WEG e depois da WEG. E essa história de sucesso, de certa forma, inspira muita gente desse mundo do empreendedorismo, de fazer as coisas com qualidade, gerando emprego, gerando renda.

É uma história que nos deixa muito orgulhosos como jaraguaenses, como brasileiros, em poder estar próximos, ser fornecedor, ser cliente, ser parceiro de uma grande companhia como a WEG.

Além de parabenizar pelos 60 anos, quero desejar muitos anos prósperos para essa grande empresa que nos orgulha tanto. Parabéns!”

Foto: Hermann

Paulo Chiodini, diretor-presidente da Rede Mime

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação