A mesatenista Bruna Alexandre, treinada por Celso Toshimi, técnico da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), conquistou a medalha de prata, nesta segunda-feira (30), nas Paralimpíadas de Tóquio.
Também nesta segunda, o outro representante da Sesporte na competição, Edenilson Roberto Floriani, chegou às finais da prova de arremesso de dardo, ficando na sexta colocação.
Celso Toshimi integra a equipe técnica brasileira de tênis de mesa. A catarinense Bruna Alexandre disputou a final com a chinesa naturalizada australiana Qian Yang.
“A conquista dessa medalha foi fruto de um trabalho conjunto do Comitê Paralímpico Brasileiro, Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e toda a equipe de quatro técnicos, a qual eu me incluo, junto com a equipe interdisciplinar, durante todo esse ciclo excepcional de cinco anos”, comemora Toshimi.
O treinador aponta que Bruna Alexandre, que já havia conquistado o bronze na Rio 2016, fez uma excelente campanha. “Tecnicamente falando, como todo jogo equilibrado, a final foi decidida nos mínimos detalhes, onde a chinesa aproveitou melhor as chances que apareceram”, explica o treinador.
E as próximas partidas não vão demorar. O tênis de mesa brasileiro segue nas Paralimpíadas na terça-feira (31), com as competições por equipes. O Brasil participa com cinco equipes em diferentes classes: uma de cadeirantes feminino, duas de andantes feminino e duas de andantes masculino.
No arremesso de dardo, o joinvilense Edenilson Roberto Floriani, do Cepe/Sesporte, atingiu nesta segunda-feira (30) a marca de 55,54 metros. Edenilson ainda tem chances de conquistar uma medalha. No sábado (4), ele participa da disputa de arremesso de peso.
“Foi uma prova muito dura, sabia que seria assim. Estou muito feliz com a minha participação. Cheguei próximo da minha melhor marca pessoal. Agora é descansar que sábado tem o arremesso do peso”, afirma o paratleta.