24/08/2021 - 16:08 - Atualizada em: 24/08/2021 - 16:46
Ambulatório Pós-Covid começa a atender nesta quinta-feira (26)
Blumenau e região terão à disposição a partir desta quinta-feira, 26 de agosto, o Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE), localizado no campus 5 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), instalado no Hospital Universitário para atender pessoas que tiveram complicações ou sequelas após a doença.
O convênio foi assinado no dia 2 de agosto em parceria da prefeitura da cidade com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI) e a FURB. Ao todo, o espaço terá capacidade para atender 65 novos pacientes todos os meses e oferecerá atendimento multidisciplinar.
“Teremos 10 profissionais diferentes. Vários especialistas médicos também. Eles poderão conversar e discutir os problemas dos pacientes e ver qual o melhor tratamento. Por ser uma doença nova, não existem protocolos muito claros. Nós vamos poder investigar, pesquisar e propor protocolos mais efetivos para os pacientes, tratando-os integralmente”, afirma o vice-reitor da Universidade, professor Dr. João Luiz Gurgel.
O serviço funcionará via SUS e atenderá 14 municípios da região. Toda a estrutura do campus 5 da FURB estará disponível para a população, desde instalação, profissionais e conhecimento produzido dentro da instituição. “É importante dizer que somos uma universidade regional e o SUS também se organiza dessa forma. O princípio da regionalidade é muito importante ao SUS, para que possamos ter estruturas e serviços que atendam uma região. Assim, atendemos melhor e com mais eficiência”, destaca Gurgel.
A FURB é composta pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, garantindo o desenvolvimento de estudos e novos conhecimentos dos profissionais que estarão em atendimento no ambulatório. Para acessar o serviço, é necessário procurar uma unidade de saúde ou hospital para garantir a regulação do SUS, assim como é preciso ter sintomas e necessidades. Com isso, o médico encaminhará para a Universidade.
Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp
Publicação da Rede OCP de Comunicação