Desde segunda-feira, 2 de agosto, data em que a AMMVI comemorou 52 anos de fundação, a entidade oficializou o processo de transição para o novo nome. A partir de então passou a chamar Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve).
O novo posicionamento institucional, aprovado em 2019, foi uma proposição do então presidente da entidade e prefeito Mário Hildebrandt. O objetivo é incorporar ao nome da Associação aos valores culturais da região e otimizar as potencialidades dos municípios, reforçando ainda mais a tradição trazida pelos colonizadores europeus.
“À época, foi uma ideia levada para análise dos prefeitos, que apoiaram a iniciativa e reconheceram a necessidade de fortalecer o que temos de peculiar e levar adiante nossos valores, crenças e traços culturais do nosso povo ordeiro. É um momento de bastante alegria para mim e agradeço o apoio recebido de todos os prefeitos que, em 2019, aceitaram e aprovaram esse projeto. Tenho a certeza de que nossa história e nossa cultura ficarão ainda mais evidentes agora com a Amve”, afirma Hildebrandt.
O lançamento oficial da marca Amve será feito primeiramente à imprensa, às 9h30, no auditório da entidade, em Blumenau, e depois, às 11h, por meio do canal de vídeos da Associação, em que toda a comunidade poderá acompanhar ao vivo. Nos próximos meses, será feita a transição para a nova identidade visual no prédio, documentos e demais materiais da entidade.
“É um momento ímpar e muito importante para nós, gestores públicos, que renovamos nosso compromisso pelos municípios do Vale Europeu e vamos alinhar as estratégias de desenvolvimento sustentável com a promoção do turismo regional”, salienta o presidente Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar. Segundo ele, há um esforço conjunto para fortalecer a identidade do Vale Europeu e o novo posicionamento vai contribuir com este momento.
A Associação é composta por 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.