A agenda do prefeito Adriano Silva em Brasília teve continuidade na tarde de quarta-feira (28), com audiências com os ministros do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura.
Em reunião com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, o prefeito apresentou as iniciativas que estão sendo realizadas na área habitacional, com foco para a Reurb da Vigorelli, que teve andamento após quase 30 anos de impasses jurídicos.
Outro tema abordado foi o projeto de ampliação da rede de saneamento básico de Joinville, com as demandas do investimento necessário para aumentar a cobertura e a qualidade das redes de água e esgoto.
“Visitei Joinville recentemente e tive a oportunidade de ver como a cidade está organizada e preparada para continuar crescendo”, destacou o ministro Marinho.
No Ministério da Infraestrutura, o prefeito foi recebido pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas e pela equipe técnica da pasta. Na oportunidade, foram apresentados os principais projetos de infraestrutura e mobilidade para a cidade.
O portfólio de projetos que foi entregue contempla um grande conjunto de pleitos, que somam mais de R$ 700 milhões em investimentos.
Adriano Silva também solicitou celeridade na análise do projeto das obras propostas pela Arteris Litoral Sul para melhorar a trafegabilidade nas marginais da BR-101.
Outro tema debatido foi a utilização da malha ferroviária de Joinville para o transporte de passageiros, como uma alternativa de modal de transporte. A questão é uma possibilidade para diversos municípios, que já está sendo estudada pela equipe do Ministério da Infraestrutura.
“Projetos que impactam a vida de tantas pessoas em Joinville, que é a maior cidade de Santa Catarina, podem contar com o empenho do Governo Federal”, pontuou o ministro Freitas.
As reuniões foram acompanhadas pelo senador Jorginho Mello; pelo deputado estadual Sargento Lima; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer; pelo vereador Érico Vinicius; e pelos secretários de Governo, Gilberto Leal, e de Comunicação, Thiago Boeing.
“Nas reuniões, tive a oportunidade de apresentar os projetos prioritários para cada área e também de conhecer as possibilidades de avanço para a cidade. Estamos trabalhando muito para que Joinville volte a ter protagonismo no cenário nacional”, concluiu o prefeito.