Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura e Estácio firmam parceria para atendimentos especializados

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

12/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 12/07/2021 - 09:24

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul para criar uma extensão da Policlínica João Biron, utilizando os acadêmicos do Curso de Medicina.

A ideia já vem sendo discutida desde o começo deste ano e visa a retomada das consultas de especialidades, que ficaram represadas no último ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na tarde desta sexta-feira (9), o diretor do campus da Estácio, Antônio de Souza Júnior, e a coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle, estiveram no Gabinete do prefeito em exercício Jair Franzner, para a assinatura do contrato de locação do espaço onde será implantada a extensão da policlínica, no empreendimento denominado Espaço Saúde, ao lado do Hospital São José, no Centro.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Sete salas estão sendo alugadas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, como parte da parceria. Já a Estácio entra com o mobiliário, os equipamentos, os alunos e os médicos preceptores. O Município investirá R$ 16,1 mil mensais na locação do espaço.

O prefeito Jair Franzner ficou muito entusiasmado com a possibilidade de atendimento aos pacientes que aguardam por consultas especializadas. “É importante esta via de mão dupla, onde o município entra com o aluguel da estrutura e a faculdade com os especialistas. Assim, podemos dar andamento à fila que se formou por causa da pandemia”, comemorou Franzner.

O diretor do campus da Estádio, Antônio de Souza Júnior, lembra que o projeto da policlínica faz parte do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), assinado em outubro de 2017. Antônio ressalta que a unidade poderá oferecer este ano atendimentos em até quatro especialidades, podendo aumentar esse número em 2022, devido à entrada de mais acadêmicos de Medicina na fase de estágio obrigatório.

Ainda segundo ele, nos próximos dias, será iniciada da adequação das salas para receber a extensão da Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron, criando assim a segunda unidade e receber de forma adequada munícipes, novos profissionais, preceptores e acadêmicos.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, acrescenta que a expectativa é ter um avanço significativo nas especialidades, em breve. “É um auxílio muito importante e consolida ainda mais a parceria que o Município tem com a Faculdade Estácio”, destaca.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).