Forquilhinha é a cidade com menor índice de letalidade de Covid-19 na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Com um percentual de 0,76 de mortes a cada 100 casos confirmados, a cidade ocupa o último lugar no acompanhamento feito pela Amrec.
Balneário Rincão lidera e Criciúma, a maior cidade da Região Carbonífera, ocupa a sexta colocação entre os 12 municípios.
Mesmo com os números reduzidos, a cidade intensifica a fiscalização das medidas restritivas para evitar a proliferação da doença. Hoje, em Forquilhinha há 385 casos ativos da doença e uma força-tarefa trabalha na orientação da população para manter o distanciamento social, evitar aglomerações e manter os cuidados de higiene e uso de máscaras.
“Observamos que a população relaxou e precisamos continuar com os cuidados. Vamos chegar a 5 mil pessoas imunizadas com as novas doses da vacina, mas mesmo assim, a prevenção precisa ser mantida, porque o imunizante diminui o risco de gravidade de doença”, reafirma o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.
Novo decreto
O novo Decreto nº 329, de 2 de junho, elaborado após reunir entidades e instituições, o acesso aos estabelecimentos, tais como mercados, padarias, bares, lanchonetes, restaurantes e templos religiosos, deve respeitar o limite total de 30% de sua capacidade.
Para eventos sociais o limite de acesso também é de 30%. As demais medidas seguem os decretos do Governo do Estado. O decreto é válido até o dia 15 deste mês.
Índices
- Balneário Rincão: 2,88
- Siderópolis: 2,39
- Içara: 1,91
- Urussanga: 1,71
- Cocal do Sul: 1,61
- Criciúma: 1,59
- Lauro Müller: 1,57
- Orleans: 1,48
- Morro da Fumaça: 1,25
- Nova Veneza: 1,05
- Treviso: 1,05
- Forquilhinha: 0,76