Muita gente odeia os mosquitos por eles serem irritantes e inconvenientes, mas também por serem responsáveis pelo surgimento de doenças como a Dengue, Chikungunya e Malária, além de ser frequentemente falado que seria muito melhor se esses mosquitos não existissem. Mas você já parou para pensar o que aconteceria se os mosquitos simplesmente sumissem ?
De acordo com o biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente), Christian Roboch, os mosquitos são de grande importância para o equilíbrio do nosso ecossistema.
“Muitas pessoas não gostam por eles picarem, coçarem e transmitirem doenças, mas eles têm importância na cadeia alimentar, tem alguns animais que se alimentam deles, então se eles sumissem provavelmente os outros animais poderiam acabar sumindo, como os anfíbios em geral, sapos, pererecas, rãs, a parte das aranhas também, então teria um desequilíbrio ecológico,” informa o biólogo.
Além disso, a falta desses bichinhos faria da nossa rotina um pouco diferente, começando pelo crescimento de algumas plantas. Algumas espécies de mosquito vivem em bolsões de água em diferentes biomas ao redor do mundo, em companhia de micro-organismos como rotíferos, bactérias e protozoários.
A presença de mosquitos nesses ambientes garante a produção de nutrientes como nitrogênio, fundamental às plantas que abrigam esses insetos. Trata-se, realmente, de um ciclo de cooperação entre os envolvidos. Nesse caso, a extinção de mosquitos prejudicaria muito o desenvolvimento de alguns vegetais.
E quanto aos insetos?
Você sabia que os insetos desempenham um papel fundamental na produção de alimentos e na preservação do nosso ecossistema? Eles fornecem outro serviço vital: a polinização, que é essencial para a produção de alimentos.
Sabe aquele chocolatinho que você come depois do almoço? Provavelmente ele não existiria sem os insetos, porque são eles quem fazem a polinização natural do fruto.
Como conta Christian, muitos insetos são responsáveis pela polinização de alimentos na natureza e muitas vezes isso passa despercebido pelos humanos.
“Tem mariposa que faz polinização, tem os besouros, então se para de fazer a polinização, para de ter a produção primária também, que é a parte das plantas. Talvez a gente não existisse se não fossem eles [insetos],” diz Christian.
Outro inseto muito famoso que desempenha um grande papel na polinização é a abelha.
“As abelhas desempenham um papel fundamental na natureza que é a parte de polinização, às vezes as pessoas só acham que existe aquela abelha africana, mas aqui na Mata Atlântica a gente tem mais de 200 espécies que não tem ferrão e que desempenham uma papel fundamental,” conta o biólogo.
Além de serem muito importantes para a polinização, os insetos são uma valiosa fonte de alimento para outras espécies e acabam ajudando o ecossistema na reciclagem de nutrientes, como algumas larvas de insetos que se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Isso contribui muito para o meio ambiente.