Em Guaramirim, o Hospital Santo Antônio vem somando melhorias e ampliações constantes ao longo dos dois últimos anos, quando passou a ser gerido pelo Instituto Santé. A organização está à frente do HSA desde 1 de junho de 2019. A unidade se prepara para receber novos investimentos para, dessa forma, oferecer um atendimento ainda mais completo à população.
Conforme o diretor da unidade, Valmor Busnello, a expectativa é de que, nos próximos anos, seja possível melhorar a capacidade resolutiva do hospital, com a realização de cirurgias de emergência. O planejamento também inclui a construção de um novo Pronto Socorro e de Farmácia Central, assim como obras de reforma e instalação de equipamentos.
Atualmente, os pacientes têm acesso a 13 especialidades, incluindo procedimentos em cirurgia geral e vascular, além de otorrinolaringologia, proctologia, ginecologia, urologia, ortopedia e oftalmologia. São 38 leitos e em torno de 150 colaboradores.
Ao longo do último ano, a instituição contabilizou quase mil internações, sendo metade delas no setor de Covid-19, que teve a capacidade dobrada, passando de dez para 20 leitos. Já na urgência e emergência foram cerca de 44 mil atendimentos. Durante o período, a unidade ainda realizou pouco mais de 180 cirurgias e 52 mil exames de diagnóstico.
Segundo Busnello, de junho de 2020 a maio de 2021, também foram feitas diversas obras, como a reforma da antiga maternidade e dos corredores e a instalação de laboratório. Outra iniciativa que merece destaque são as aquisições de diversos equipamentos, em parte custeados por doações provenientes da iniciativa privada e com intermediação da Associação Empresarial de Guaramirim.
Recentemente, o Hospital Santo Antônio recebeu o prêmio Certificação de Responsabilidade Social – Destaque SC da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). O reconhecimento foi concedido dentro da categoria de organizações sem fins lucrativos.