Em um jogo equilibrado e decidido apenas no último quarto após alternância na liderança nos três primeiros, o Flamengo Blumenau venceu o Joinville por 80 a 68, na noite desta quarta-feira, 19, na Arena Multiuso em Brusque. Este foi o terceiro e decisivo jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro de Basquete masculino. O resultado garantiu a equipe blumenauense nas seminais da competição.
Na semifinal, Blumenau irá enfrentar o Basket Osasco, que eliminou o Londrina Predial na série quartas de final com duas vitórias. Nos dias 21 e 22, acontecerá o Final Four do campeonato brasileiro. As partidas seguirão sendo disputadas na Arena Multiuso em Brusque.
O jogo único da semifinal entre Blumenau e Osasco será nesta sexta-feira, dia 21, às 15h30. A outra semi, entre União Corinthians e Botafogo acontece no mesmo dia, às 18h30. A definição do campeão será no sábado, dia 22, às 18h45, já a disputada do terceiro lugar está agendada para começar às 16h30. Todas as partidas do Final Tour terão transmissão ao vivo na CBB TV, Band Sports e TV NSports.
Retrospecto
Flamengo Blumenau e Basket Osasco estavam na mesma conferência na primeira fase, a Gerson Victalino. Os blumenauenses ficaram empatados em 18 pontos na tabela com os paulistas, mas perderam a primeira colocação pelo critério de cestas no confronto direto.
Ainda em formação, Blumenau enfrentou o Osasco na estreia no Campeonato Brasileiro, em fevereiro. A partida foi disputada no Ginásio Rio Vermelho em Goiânia e terminou 96 a 78 para os paulistas.
No returno, com a equipe entrosada e embalada na competição, os blumenauenses deram o troco, vencendo por 82 a 64, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ). Com destaque para a atuação do armador norte-americano, Deonta Stocks, cestinha da partida com 29 pontos. Ele ainda teve seis rebotes e duas assistências no jogo
O Jogo
O confronto decisivo começou com o domínio da equipe do Flamengo Blumenau, mas ao longo do primeiro quarto Joinville buscou a recuperação e terminou o período com apenas quatro pontos atrás, 21 a 17.
Embora tivesse o domínio do jogo e ações ofensivas, Blumenau não conseguia abrir vantagem no início do segundo quarto. A atuação apagada no período fez Joinville encostar e virar o placar faltando segundos para o fim do período, que acabou em 39 e 35 para os adversários.
Liderados por João Pedro e Gabriel Henrique, Blumenau voltou com tudo no terceiro quarto, virando o marcador na metade do período. A partir daí as equipes se alternaram à frente do placar, com os blumenauenses levando uma pequena vantagem para a última etapa, 57 a 55.
No último e decisivo quarto, Blumenau mostrou a força coletiva que o credenciou até a fase quartas de final da competição. Com brilhante atuação de Gabriel Henrique, Deontas Stocks e Vinícius Villela, os blumenauenses atropelaram Joinville, anotando 23 pontos contra apenas 13 dos adversários, liquidando o jogo em 80 a 68 e fechando a série em 2 a 1
O cestinha do jogo foi o atleta de Blumenau, Gabriel Henrique, com 23 pontos. Mas quem levou o troféu Wlamir Marques como melhor da partida foi o pivô João Pedro, que anotou 20 pontos, 14 rebotes, uma assistência e 27 de eficiência.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.