Prefeitura de Jaraguá do Sul orienta sobre importância da emissão de nota fiscal pelos produtores rurais

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Por: Elissandro Sutil

18/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 18/05/2021 - 09:22

Segundo orientação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, ao emitir a nota fiscal (NF) de produtor rural, o agricultor ou pecuarista está automaticamente garantindo seus direitos e benefícios junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade.

“Também é importante para formar o índice de participação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços) dos municípios. Mais nota, mais dinheiro, afinal a arrecadação de impostos auxiliam na construção de estradas rurais, postos de saúde, escolas, creches, hospitais”, explicou o engenheiro agrônomo e secretário-executivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro), Jackson Haroldo Schütz .

Segundo Jackson, a emissão da nota de produtor evita problemas com fiscalização tributária e multas. “As notas fiscais ainda servem para a comprovação de renda e acesso aos serviços públicos. Comprova a participação dos agricultores no abastecimento interno do Município/Estado, etc. Emitir nota fiscal é uma demonstração de honestidade e dever cumprido”, argumentou.

Outra vantagem da emissão da NF é que isso permite ao produtor o acesso a linhas de crédito como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), descontos na compra de veículos e até uma aposentadoria mais segura, enquanto contribui com o desenvolvimento do lugar onde mora.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul, Marcos Voltolini, pondera que esta prática permite a Estados e Municípios saber exatamente o quanto foi comercializado no setor agropecuário e, assim, ajudam o meio rural com recursos em forma dos benefícios já mencionados.

“Por isso, os produtores não devem esquecer de todo mês fazer a nota fiscal de produtor rural e mandar a primeira e terceira via para a empresa/comprador e depois dar baixa na Secretaria de Desenvolvimento Rural (ou de forma online, se nota eletrônica)”, diz Voltolini.

A emissão da Nota Fiscal do produtor rural é gratuita e, para obtê-la, o agricultor deverá procurar a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura ou emitir também a nota fiscal eletrônica.

O produtor emissor de notas pode realizar seu cadastro na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura e receber atendimentos técnicos e veterinários, serviços de máquinas e equipamentos (como tratores e seus implementos; retroescavadeira, escavadeira hidráulica, esteira) com descontos, além de poder participar de demais benefícios oferecidos conforme as leis municipais.

Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Notícias no celular

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP