Ao longo desta semana, mais de 4,5 mil pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul.
De acordo com a Prefeitura, até a metade desta sexta-feira (23), 4.593 pessoas passaram pela Central de Vacinas, localizada no Parque Municipal de Eventos.
Desse total, 3.657 receberam a CoronaVac – 3.639 foram imunizadas com a segunda dose – e 936 receberam a AstraZeneca – sendo 204 retornos.
O município recebeu, na última terça-feira (20), 1.860 novas doses para aplicação da segunda dose. A expectativa é de que outra remessa chegue em breve.
Nesta sexta-feira (23), a vacinação foi liberada para o público de 63 anos ou mais e profissionais da saúde, em atuação, a partir dos 25 anos.
Além destes, também segue a vacinação de profissionais que atuam na área da saúde e têm comorbidades comprovadas.
A Central de Vacinas fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o horário de funcionamento é das 8h às 17h.
Segunda dose
O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose, e a data é marcada na carteirinha de vacinação.
“As pessoas devem ter a consciência de que somente com as duas doses a imunização vai estar completa e com a eficácia esperada”, salientou Ana Kneipp, enfermeira supervisora de imunização.
A Prefeitura explica que a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos com duas aplicações. Assim, além de aumentar a proteção contra a Covid-19, a segunda dose ajuda a prolongá-la.
Ainda de acordo com o Executivo, quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção pelo coronavírus, em comparação a pessoas que recebem as duas doses.
Depois da segunda dose, leva de 15 a 30 dias para a imunização atingir o seu ponto máximo.