Jaraguá do Sul tem 161 vagas de trabalho para o Censo 2021, veja como se candidatar

Foto Divulgação/IBGE

Por: Elissandro Sutil

02/03/2021 - 11:03 - Atualizada em: 02/03/2021 - 11:27

Continuam até o dia 19 de março, as inscrições para contratação de recenseadores que irão atuar no Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) neste ano.

As vagas estão disponíveis para 5.297 municípios do país. Em Jaraguá do Sul, são 161 abertas.

Os interessados no processo seletivo devem ter o ensino fundamental completo. O sistema conta um simulador de remuneração, já que o profissional receberá por produção.

Em Jaraguá do Sul, por exemplo, um recenseador que dedique 40 horas semanais ao trabalho e realize 80 entrevistas abordando 226 pessoas terá remuneração mensal estimada em R$ 2.656,80.

A base de cálculo considera as características de cada município, o tempo médio de duração das entrevistas e o deslocamento durante o trabalho de coleta.

Por isso, no ato da inscrição, o candidato deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de cadastro é de R$ 25,77 e a prova será aplicada no dia 25 de abril.

Como atua um recenseador

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando os moradores.

O profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Quanto mais domicílios visitar e pessoas entrevistar, maior a remuneração.

O recenseador pode trabalhar em qualquer horário, especialmente naqueles em que pode encontrar os moradores em casa, incluindo finais de semana e feriados.

Simulador salarial

Foto Divulgação

 

Com informações da assessoria de imprensa