Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gastronomia pelo mundo! Conheça as comidas típicas da Grécia

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

23/02/2021 - 10:02

A Grécia é um país localizado no sul da Europa, que tem como capital e maior cidade, Atenas. O país conta com cerca de 11 milhões de habitantes.

À mesa com o passado

A Grécia moderna tem suas raízes na civilização da Grécia Antiga, considerado o berço de toda a civilização ocidental, o país tem muita história para contar também na cozinha. As tradições culinárias gregas, datam de centenas de anos, há inclusive, um livro de culinária, escrito por um grego, de 350 anos antes de Cristo.

As influências da gastronomia grega, são, tanto o oriente quanto ocidente. Os persas, por exemplo, introduziram na mesa grega, iogurte, arroz e os doces feitos de nozes, mel e gergelim. Já os romanos, lavaram as comidas hoje típicas da Itália, como massas e molhos. E ainda há a influência árabe, que são mais marcantes nas localidades do sul da Grécia. Especiarias como o cominho, a canela, a pimenta e o cravo.

Para agradar gregos e troianos

Algumas das suas receitas ancestrais, permanecem quase intocáveis até os dias de hoje. Da Grécia Antiga, permanecem a Skordalia, um grosso purê de batatas, nozes, amêndoas, alho e azeite.

Foto divulgação

Retsina

Retsina é uma denominação de origem que se espalha por várias regiões gregas. O que a difere de outros vinhos é que conta com adição de resina de pinheiro, que traz aromas predominantemente herbáceos de eucalipto com toques de flores.

Foto divulgação

Fetta

O queijo Fetta, é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha, descendendo do período Bizantino.

Foto divulgação

  • A salada conhecida mundialmente como “grega” é chamada lá de “salada aldeã”, ou “camponesa” (Horiátiki saláta). É originalmente uma salada de tomate e pepinos, queijo feta e azeitonas pretas, temperada com sal e azeite.
  • A dieta do mediterrâneo – termo cunhado pelos americanos – foi reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.
  • A tradição grega de quebrar pratos vem de um antigo costume. Os recém-casados quebravam pratos na porta de seus novos lares, pois acreditavam que isto afastava maus espíritos. Ao longo dos anos, a tradição evoluiu para a quebra dos pratos durante a cerimônia de casamento.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP