Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Centro de Valorização da Vida completa 16 anos de atuação em Jaraguá do Sul

Foto Verônica Lemus/OCP News

Por: Elissandro Sutil

26/01/2021 - 14:01 - Atualizada em: 27/01/2021 - 10:35

O Centro de Valorização da Vida (CVV) completou 16 anos de funcionamento em Jaraguá do Sul na última segunda-feira (25).

O serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio conta com 20 voluntários e realiza atendimentos a nível nacional, recebendo ligações de todo o país.

No ano passado, a unidade de Jaraguá do Sul fez mais de 17 mil atendimentos.

De acordo com um dos voluntários do CVV no município, Charles Alexandre Costa, muitas das temáticas abordadas no ano passado estavam relacionadas à pandemia do coronavírus.

Em 2019, o grupo havia realizado cerca de 15 mil atendimentos. Com a alta nas ligações, Costa aponta que o número de voluntários continua insuficiente para atender toda a demanda, especialmente em horários como a madrugada.

“Nessas situações, o tempo de espera para quem liga é maior”, comenta.

Ele explica que devido à pandemia, os cursos para formação de novos voluntários passaram a ser online e que este método costuma ter uma adesão menor que o presencial.

Um pouco da história

Em janeiro de 2005, com 16 plantonistas, o posto do CVV, situado numa pequena sala no piso superior da Rodoviária, iniciava suas atividades já com um atendimento durante a cerimônia de inauguração.

Na época, o telefone ainda era local, um número fixo que atendia principalmente à comunidade de Jaraguá e região.

Com o passar o tempo, o grupo foi aumentando e a quantidade de plantões se expandiu, sempre com o objetivo de estar disponível 24h.

Em 2015, o CVV firmou um termo com o Ministério da Saúde e a instituição então passou a atender todo o país de forma integrada, através do número 188.

Serviço do CVV

O Centro de Valorização da Vida atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, via telefone, e-mail, chat, carta e também pessoalmente.

A ligação para o 188 é sem custo e funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Caso você tenha interesse em participar do curso de formação de novos voluntários, basta encaminhar um e-mail para [email protected] informando o seu nome e telefone.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP