A Defesa Civil de Gaspar divulgou um novo alerta para as chuvas de forte intensidade que devem cair até o próximo domingo (20). Há preocupação com as consequências que os novos acumulados possam ocasionar na região.
Por conta das precipitações dos últimos dias, o solo está encharcado, o que favorece a ocorrência de quedas de muros, deslizamentos e erosões nos terrenos.
De acordo com o órgão, moradores que vivem em áreas de risco e próximas a encostas precisam redobrar a atenção para possíveis movimentações no solo, como rachaduras, inclinação de postes e água corrente com barro.
Caso alguma anormalidade seja notada, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em situações mais graves, sair imediatamente de casa.
Ciclone deve atingir Santa Catarina
No sábado, segundo a Defesa Civil do Estado, há previsão para a formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, Argentina e Uruguai. Este sistema se intensificará e dará origem a um ciclone extratropical.
Ao longo do domingo, o ciclone deve provocar rajadas de vento de até 70 km/h em Santa Catarina. Além disso, favorecerá o aumento de nebulosidade e temporais isolados em todas as regiões.
Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: