A arte que está tornando o Jaraguaense Mais Saudável

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

24/11/2020 - 09:11 - Atualizada em: 26/11/2020 - 08:42

O Time Jaraguá Taekwondo veio da necessidade fortalecer e ofertar um trabalho diferenciado nas academias do município.

Em maio de 2019 foi fechado a parceria com o Taekwondo e a Academia Star no bairro Nova Brasília. A proposta é atender as crianças enquanto seus pais praticam uma atividade física na academia.

Hoje estão cadastrados mais de 100 alunos, com todos os pais e familiares envolvidos no desenvolvimento do trabalho com seus filhos. O Time Jaraguá também é um dos parceiros do Programa Jaraguá Mais Saudável.

Presente no pilar “MOVER”, promove ações abertas à comunidade, contribuindo na qualidade de vida dos jaraguaenses. O Taekwondo é uma arte marcial de origem Coreana. Sua tradução significa “Caminho dos pés e mãos através da mente”.

É uma disciplina que busca desenvolver métodos para elevar nosso espírito e vida através da formação do nosso corpo e mente. Além da prática dos golpes comuns nesse tipo de luta, o Taekwondo preza por princípios que devem ser respeitados durante sua prática, como integridade, autocontrole, cortesia, perseverança e espírito indomável.

Hoje o Taekwondo tornou-se um esporte global que ganhou uma reputação internacional e está entre os jogos oficiais nas Olimpíadas. Trabalha as principais qualidades físicas desenvolvidas por outros esportes, entre eles, a defesa pessoal do Judô, os chutes e socos do Karatê, a agilidade e os saltos da Capoeira e a paciência do Tai Chi Chuan.

Seu foco de maior interesse está no caráter formativo e no crescimento afetivo, cognitivo e motor dos alunos. Além de saudável, o Taekwondo também serve para que as crianças, jovens e adultos ocupem o seu tempo desviando de vícios, ajudando a desenvolver o autocontrole, concentração e respeito ao próximo.

O Time Jaraguá quer demonstrar para a comunidade do município que o Taekwondo pode ser praticado por todos e em qualquer idade. É uma modalidade segura, em que aluno adulto pode aprender mesmo sem ter contato físico com o outro.

Já as crianças, têm a oportunidade de socializar umas com as outras e colocar em prática todos os valores que esse esporte ensina, aprendendo através de exercícios lúdicos, e trabalhando desta forma diversas habilidades motoras.

É muito importante que desde cedo as crianças sejam incentivadas a interagir socialmente e trabalhar em equipe. Com isso, o Time Jaraguá Taekwondo está iniciando o processo de implantação da modalidade nas escolas de ensino infantil a partir do próximo ano.

Auxiliando na educação e disciplina, demonstrando que este esporte será um importante instrumento educacional, contribuindo na formação da criança, inspirado do seu código de conduta e valores, como, hierarquia e respeito, humildade, disciplina, autoconfiança, espírito de luta e liderança, na coordenação motora e memória.

Outro ponto importante, são as parcerias que podem ser estabelecidas entre o Time Jaraguá e as empresas, que tem como objetivo indicar os alunos da modalidade com idade adequada, para ingressar no mercado de trabalho como menor aprendiz. Promovendo sua primeira experiência no mercado de trabalho.

O Time Taekwondo também está preparado para trabalhar com portadores de necessidades especiais, promovendo a inclusão desde a base ao alto rendimento e preparando o aluno para uma Paralimpíada.

A união do Taekwondo com o Jaraguá Mais Saudável é mais uma opção para o cidadão Jaraguaense buscar a longevidade. Já que, prática de atividade física vai além da prevenção de doenças, ela contribui para nosso bem viver, promovendo saúde e qualidade de vida.

Texto: Wayner Oliveira – Proprietário e Professor na Time Jaraguá Taekwondo – Atleta Seleção Brasileira 2017-2020