A Central de Orientação sobre o Coronavírus em Jaraguá do Sul ampliou o número de atendentes, médicos e linhas telefônicas para receber as ligações da população durante a pandemia.
A medida foi tomada devido ao aumento expressivo no número de pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas semanas. No último domingo (22), o município passou dos 7 mil casos da doença, com 1.245 pacientes em tratamento.
Nesta semana, Jaraguá do Sul também abriu a média móvel de casos de coronavírus em 172,4 – a maior desde o início da pandemia.
Este crescimento reflete na demanda da Central de Orientação. O serviço serve para tirar dúvidas e principalmente identificar casos suspeitos de coronavírus, dar orientação médica e, se necessário, prescrever receitas médicas – que são enviadas como fotos por meio do aplicativo WhatsApp.
“Esse tipo de atendimento evita a exposição dos pacientes e profissionais de saúde e auxilia muito para que o vírus não se propague ainda mais. Se o diagnóstico puder ser feito por telefone, o paciente já recebe orientação, atestado e receita de medicamentos. Sem precisar se deslocar até o Pama ou outra unidade de saúde”, detalha a coordenadora da equipe médica da Central, Nagele Belettini Hahn Queiroz.
A partir de agora, o serviço conta com 27 profissionais médicos, um aumento de 200% com relação ao número anterior.
As linhas telefônicas disponíveis foram de 17 para 39, com mais atendentes para o primeiro contato com o munícipe.
O serviço funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 18h. O telefone para contato é 0800-643-8089.
Atendimento do Pama é transferido para o Centro Vida
A Secretaria de Saúde também anunciou que o Pronto Atendimento Farmacêutico Aroldo Schulz (PAMA 1), referência para consultas e coletas de exame de Covid-19, passará a atender em novo local a partir desta segunda (23).
As consultas, coletas de exame de Covid-19 e dispensação de medicamentos serão realizadas, temporariamente, na Policlínica de Especialidades Dr. João Biron, no Centro Vida.
As obras no Pama, que ocorrem durante todo este ano, chegaram na parte interna, o que inviabiliza a permanência no prédio.
A situação de pandemia, que dificultou o andamento da reforma, levou a um aditivo no prazo de entrega e no valor do serviço, em análise no setor Jurídico da prefeitura.
A reforma prioriza aspectos de acessibilidade em seu projeto, com a instalação de um elevador, destinado principalmente a idosos, deficientes físicos e pacientes com dificuldades de locomoção.
O contrato, sem o aditivo, previa um investimento da ordem de R$ 644 mil na unidade.
Centro Vida
Visando a transferência dos atendimentos do Pama e, em virtude do agravamento de casos de Covid-19 na cidade, a Policlínica suspendeu parte das consultas especializadas agendadas para o local desde o dia 18.
Estão mantidos os seguintes serviços: autorização e confirmação de exames externos, exames de eletrocardiograma (ECG), pequenas cirurgias, raio-x odontológico, diagnóstico bucal, teledermatoscopias, biópsias de pele e serviços administrativos realizados pelo setor de recepção.
A Policlínica de Especialidades Dr. João Biron – Centro Vida fica na rua Amazonas, 40, no Centro. O telefone é 2106-8500.
Serviço
Horário de atendimento do Pama
- Segunda a sexta-feira, das 06h30 às 22h
- Sábados e domingos, das 7h às 19h
- Telefone: 2106-8350
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul