“Voto do eleitor em 2020 foi focado no pragmatismo”

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

18/11/2020 - 06:11

As eleições deste ano, não foram só diferentes na data, alterada por causa da pandemia do novo coronavírus, mas também na escolha dos gestores.

Acabaram ganhando a confiança da população aqueles que já têm uma bagagem na administração pública e por terem apresentado propostas dentro do que a maioria da população espera.

Por isso é que tivemos três prefeitos reeleitos: Antídio Lunelli (MDB-Jaraguá), Luís Chiodini (PP-Guaramirim) e Sésar Tassi (MDB-Massaranduba) e outros dois que retornam às prefeituras depois de terem sido gestores municipais: Luiz Tamanini (MDB-Corupá) e Felipe Voigt (MDB-Schroeder).

Na opinião do doutor em Ciência Política e professor na Católica SC em Joinville e Jaraguá, Jeison Giovani Heiler, nesta eleição municipal, o eleitor não estava tão preocupado com os partidos e com as questões que polarizam tanto a política nacional.

“Isso até influencia, mas há aqueles elementos em que o eleitor tem um olhar diferenciado. Ele se preocupa mais com as questões pragmáticas e concretas do dia a dia, da sua vida… se tem asfalto, se há vagas nas creches, se há fila para conseguir uma consulta no posto de saúde, se tem parques e áreas de lazer, por exemplo”, destaca.

Segundo Heiler, foram justo estas preocupações com as questões práticas do dia a dia do cidadão, e ainda sob a influência de uma pandemia, que levou a maioria dos eleitores a reeleger prefeitos e eleger aqueles que já vieram com uma experiência anterior.

A questão do MDB ter eleitos quatro dos cinco prefeitos da região de Jaraguá também é exemplificado pelo cientista política. “O MDB realizou uma eleição bem articulada, foi bem organizado e com maior êxito na região de Jaraguá do Sul. A exceção foi Joinville em que o prefeito Udo Döhler depois de dois mandatos teve uma rejeição muito forte”, acrescenta.

De acordo com Heiler, o MDB tem uma boa estruturação na microrregião, fez coligações com um grupo de partidos que inibe a presença da oposição e isso ajudou os prefeitos da sigla a se elegeram.

Este fato também ocorreu em outras cidades do Estado, conforme a Coluna apontou ontem em que dos 295 municípios catarinenses o MDB elegeu prefeitos em 96, tendo feito 67 vices também.

Congratulações

Antídio Lunelli (MDB) recebeu na segunda-feira (16) ligações do governador afastado Carlos Moisés (PSL) e do presidente da Assembleia Legislativa de SC Julio Garcia (PSD) que o cumprimentaram pela reeleição em Jaraguá do Sul. Este reconhecimento de autoridades estaduais ao prefeito jaraguaense demonstra o quanto Antídio e o município são considerados na Capital do Estado.

Estado

O que mais se fala tanto em Jaraguá do Sul, quanto na imprensa estadual, é o desempenho de Antídio Lunelli como gestor público demonstrado nos mais de 70% dos votos que recebeu no domingo (15). E as eleições para governador logo estão por aí…

Luto em Schroeder

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck (PSDB) decretou o luto oficial de três dias na segunda-feira após o falecimento de Engelbert Jurck, de 88 anos, no domingo (15).

Engelbert fez parte da história política da região e teve participação ativa no desmembramento de Schroeder dos municípios de Massaranduba e Luiz Alves. Ele foi responsável por apresentar o projeto de lei para a criação do Distrito da Estrada Schroeder, em 1958.

Jurck também foi vereador em Guaramirim entre os anos de 1958 a 1961 e em Schroeder, de 1970 a 1973.

Supercomputador

Matéria da BBC News Brasil apontou que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não realizou licitação para contratar o tal “supercomputador” que causou atraso na apuração das eleições municipais no domingo. Conforme apurou a matéria, o contrato do TSE com a Oracle do Brasil Sistemas, responsável pelo serviço, foi realizado com dispensa de licitação.

O contrato no valor de R$ 26,2 milhões está publicado no Diário Oficial da União no dia 25 de março. Conforme dados levantados pela BBC News, a Justiça Eleitoral brasileira empenhou R$ 19.564.473,36 em favor da filial brasileira da Oracle em 2020 até o momento usando a ferramenta Siga Brasil, do Senado Federal.

 

Telegram Jaraguá do Sul