Foram definidos os ocupantes dos 15 cargos na Câmara de Vereador de Içara. Seis cargos serão ocupados por vereadores do atual mandato que foram reeleitos e nove cadeiras serão ocupadas por novos eleitos.
Pelo Partido Progressista (PP) foram eleitos cinco vereadores. No MDB, também cinco vereadores. Houve ainda dois parlamentares eleitos pelo PSDB, dois pelo PSD e um pelo PL.
Confira os eleitos
- Geraldo Baldissera (MDB) – 1.428 votos
- Itamar da Silva (PP) – 1.070 votos
- Adilson Bertan (PP) – 1.040 votos
- Edson Freitas (MDB) – 968 votos
- Carla Souza (MDB) – 859 votos
- Davi Nazario (PP) – 847 votos
- Laudo Calegari (MDB) – 815 votos
- Pedrinho Mazzuchetti (MDB) – 779 votos
- Gelson Possamai (PP) – 740 votos
- Duca Zata (PP) – 704 votos
- Cisquinho (PSD) – 654 votos
- Jairinho (PSD) – 639 votos
- Silvia Mendes (PSDB) – 613 votos
- Polakinho André (PSDB) – 584 votos
- Max Luiz (PL) – 529 votos
Nova regra garantiu eleições sem número mínimo de votos
Nas eleições ocorridas neste domingo (15) esteve em vigor pela primeira vez em um pleito municipal a nova regra que proíbe a formação de coligações nas eleições proporcionais, que são as que elegem os vereadores.
Por conta desta mudança, aprovada em 2017, houve uma chance de que partidos que não tenham feito o número “mínimo” de votos para ter direito a eleger ao menos um vereador consigam conquistar uma vaga no Legislativo municipal.
Até as eleições anteriores, as vagas que “sobravam”, depois de feitos os cálculos para distribuição dos assentos, eram divididas apenas entre esses partidos que tinham atingido o quociente eleitoral. Agora, as sobras, distribuídas pelo chamado cálculo das médias, podem ir para partidos que tenham feito um número de votos inferior ao quociente eleitoral.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: