Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eleições 2020: Salvaro lidera com 63,7% e há empate técnico entre os outros seis candidatos

Por: OCP News Criciúma

11/11/2020 - 19:11 - Atualizada em: 11/11/2020 - 19:17

Clésio Salvaro (PSDB) segue na frente na corrida das eleições 2020 em Criciúma, segundo pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação. O candidato, que concorre à reeleição, sustenta a ampla vantagem que apresentou na primeira pesquisa, de 19 de outubro, com 63,7% das intenções de voto. Apesar de ter menos pontos no atual levantamento, o tucano apenas oscilou dentro da margem de erro.

Na segunda posição, se mantém o empate técnico entre os outros seis candidatos, porque todos podem apresentar a mesma pontuação, em algum momento, ao oscilar dentro dos limites da margem de erro. Na ordem, aparecem Aníbal Dário (MDB), Júlia Zanatta (PL), Rodrigo Minotto (PDT) Cosme Manique Barreto (Podemos), Francisco Balthazar (PT) e Ederson da Silva (PSTU).

A pesquisa foi realizada entre 6 e 9 de novembro de 2020 e entrevistou 640 eleitores de Criciúma por telefone, devido à pandemia de coronavírus. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança, a probabilidade de os resultados retratarem o atual cenário eleitoral, é de 95%.

Intenção de voto

Os eleitores entrevistados precisaram responder na pesquisa estimulada – quando são apresentados ao entrevistado os nomes dos concorrentes – em qual dos sete candidatos a prefeito confirmados para as eleições municipais de 2020 eles votariam (veja no gráfico abaixo).

Em primeiro, com ampla vantagem, está o candidato à reeleição, Clésio Salvaro (PSDB). Ele tem 63,7% das intenções de votos. Em seguida estão Aníbal Dário (MDB), com 8,3%, Júlia Zanatta (PL) com 5,8%, Rodrigo Minotto (PDT) com 4,2%, Cosme Manique Barreto (Podemos) com 2,7%, Francisco Balthazar (PT), com 2% e Ederson da Silva (PSTU), com 0,8%.

Numericamente, o candidato que mais cresceu foi Aníbal Dário, com acréscimo de 2,6 pontos percentuais nesta pesquisa em relação à de outubro. Mesmo assim, ele oscilou dentro da margem de erro.

Júlia Zanatta e Francisco Balthazar têm a maior rejeição

A pesquisa perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum, com a possibilidade de apontarem mais de um nome. Assim como indicou a pesquisa divulgada em 19 de outubro, os candidatos com maior rejeição em Criciúma ainda são Júlia Zanatta (PL) e Francisco Balthazar (PT).

A candidata pelo PL teve 34,8% de rejeição, enquanto que o petista obteve 30,6%. Com queda de 4,2 pontos percentuais, o candidato pelo PT foi o único que teve redução real do índice de rejeição, para além da margem de erro das duas pesquisas.

Gestão de Salvaro tem 72,3% de aprovação

O atual prefeito Clésio Salvaro (PSDB), que concorre à reeleição, conseguiu aumento real na taxa de aprovação na cidade, saltando de 67,2% na pesquisa de 19 de outubro para 72,3% em novembro, crescimento de 5,1 pontos percentuais, além da margem de erro das pesquisas.

Reproduções / NSC Total

Significa que 29,5% das pessoas entrevistadas consideraram os trabalhos do atual prefeito ótimos e outras 42,8% consideraram bons. Há ainda 8,1% dos eleitores ouvidos, que consideraram ruim ou péssima a atuação do tucano e 18% avaliaram como regular. Um grupo de 1,6% não soube ou não opinou.

FICHA TÉCNICA

Período avaliado: entre 6 e 9 de novembro de 2020

Amostra: 640 eleitores

Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da Covid-19

Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TSE: sob o número SC-05987/2020

 

Fonte: Clarissa Battistella e Cristian Edel Weiss / NSC Total

 

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.