Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maioria das praias da Grande Florianópolis estão próprias para banho, mas permanência segue proibia; veja todos os pontos em SC

Maioria das praias da Capital estão próprias para banho, mas a GMF fiscaliza decreto que proíbe permanência na areia | Foto GMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/11/2020 - 16:11 - Atualizada em: 06/11/2020 - 16:46

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) divulga o primeiro relatório de balneabilidade referente ao mês de novembro. Segundo resultados, dos 231 pontos analisados, 80,5% estão próprios para banho humano. As coletas foram realizadas entre os dias 2 e 6 de novembro de 2020.

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados pelo órgão, 71 apresentam condições favoráveis para mergulho, o que indica 81,6%. O IMA/SC examina 231 pontos dos 500 km do litoral catarinense, concentrando as amostras em locais onde há maior fluxo de banhistas. Na Grande Florianópolis, além da capital, as coletas são realizadas em Biguaçu, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Palhoça e São José.

Vale destacar que, em função dos decretos de enfrentamentos à pandemia do coronavírus, o banho de mar está liberado, mas a permanência na areia, não. A Guarda Municipal de Florianópolis tem intensificado a fiscalização para conscientizar moradores e turistas a cumprirem as determinações de biossegurança.

Como é feita a coleta

Os técnicos do órgão ambiental realizam as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas.

Os principais aspectos levados em consideração para às análises de balneabilidade são:

1) condições de maré;

2) incidência pluviométrica das últimas 24 horas no local;

3) temperatura da amostra e do ar no momento da coleta;

4) imediata condução para pesquisa em crescimento bacteriano.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Para a realização das coletas, o Instituto conta com o apoio do Corpo de Bombeiros. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

Confira o relatório completo

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.