Conheça o aplicativo que ajuda quem procura opções de lazer em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/08/2017 - 06:08 - Atualizada em: 30/08/2017 - 09:14

Dizem que quem nasceu para o empreendedorismo é capaz de identificar uma boa oportunidade de negócio em qualquer lugar, mesmo os mais improváveis. No caso dos jaraguaenses Jefferson Amendolara e Gustavo Oldenburg, esta oportunidade nasceu em meio às mesas e canecas de um bar – ou de vários bares. De olho no potencial do mercado de entretenimento de Jaraguá do Sul, a dupla de empreendedores criou o aplicativo “Vou”, ferramenta que reúne os principais eventos da cidade e ainda oferece descontos para quem frequenta os estabelecimentos da região.

A ideia surgiu quase que por acaso, no final do ano passado, quando Gustavo procurava por uma opção interessante de evento para sair com os amigos. Na época, a dificuldade em encontrar informações acessíveis sobre os eventos fez com que o jovem refletisse a respeito das demandas do setor, que apesar dos avanços, ainda carece de ferramentas que possibilitem um contato mais direto e eficiente com o público.

Jefferson Amendolara e Gustavo Oldenburg criaram o aplicativo “Vou”, ferramenta que reúne os principais eventos da cidade | Foto Eduardo Montecino/OCP

Foi com o apoio de Jefferson, um amigo de longa data, que a ideia ganhou corpo – foram quase dez meses de trabalho duro até o lançamento do aplicativo, batizado de “Vou”, uma ferramenta capaz de reunir em um só lugar tudo o que é preciso para curtir a noite da cidade. “A proposta é facilitar o acesso aos eventos e shows, reunindo informações sobre todos os estabelecimentos da cidade de forma prática”, diz Gustavo, de 19 anos, que cursa a faculdade de sistemas da informação.

A proposta é simples: com o auxílio do GPS, o aplicativo localiza os eventos agendados para aquele dia na cidade e apresenta uma lista completa de informações com local, horário e preço da entrada. Além disso, os usuários também podem conferir se o estabelecimento oferece comidas, bebidas, wi-fi, área para fumantes, estacionamento e quais são as formas de pagamento. Há ainda a possibilidade de acessar um mapa e conferir os eventos por localidade, ou filtrar os estabelecimentos por meio de palavras-chave como “cerveja artesanal”, “rock” ou “música eletrônica”, por exemplo.

“Nossa ideia é aos poucos incluir também os eventos culturais e de sociedades, para abranger um público maior”, detalha Jefferson, 26 anos, que atua na área de marketing. Além de Jaraguá do Sul, nas próximas semanas o aplicativo passará a abranger eventos de toda a região, sendo que a proposta é expandir a ferramenta para Joinville até o final de setembro.

“O objetivo é chegar nas principais cidades do Brasil em até um ano e futuramente atuar em nível internacional, explorando o potencial do aplicativo ao máximo”, afirma Jefferson. Até agora, os empreendedores já mapearam cerca de 600 casas noturnas e bares que poderão vir a integrar o banco de dados do aplicativo só em Santa Catarina.

Descontos para quem usar a ferramenta

Outra característica que promete agradar os usuários é a possibilidade de conseguir descontos especiais em estabelecimentos parceiros do aplicativo – em Jaraguá do Sul já são seis e pelo menos outros cinco estão em fase de negociação, entre eles a Schützenfest. Para ganhar os descontos, os usuários precisam fazer um check-in na festa escolhida e permanecer no local por pelo menos uma hora. “Fazendo isso, a pessoa irá ganhar um crédito em ‘vous’, que é uma moeda virtual que pode ser trocada por descontos em qualquer uma das casas parceiras”, explica Jefferson. A conta é fácil: cada 25 vous representam R$ 1 em desconto. O primeiro check-in em um estabelecimento rende ao usuário 50 vous e a indicação de um amigo rende 25 vous para cada um.

Aplicativo “Vou” é gratuito e está disponível para iOS e Android | Foto Eduardo Montecino/OCP

Com a ferramenta, os empreendedores esperam não somente impulsionar o mercado de entretenimento, por meio da valorização dos estabelecimentos locais, como também auxiliar na fidelização do público por meio dos descontos acumulados.

“Para beneficiar ainda mais os empresários do setor, estamos trabalhando em uma plataforma de inteligência de mercado, que é algo extremamente importante e pouco explorado. Por meio do aplicativo as casas poderão saber o perfil dos seus clientes de forma anônima, com informações sobre idade, gênero, tempo de permanência e frequência das visitas, possibilitando outras ações de marketing”, salienta Jefferson.

As ideias não param por aí: dentre os planos para o futuro da empresa estão a possibilidade de efetuar reservas de mesas e camarotes por meio da ferramenta; um sistema de recompensas para os consumidores que mais frequentam cada estabelecimento; um banco de dados com avaliações de cada local e evento; e um sistema de pagamento online, em que o cliente poderá pagar a comanda diretamente no aplicativo.

SERVIÇO

Quer testar?

O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Para baixar, digite

“Vou Eventos e Descontos” no campo de busca da loja do seu celular.