Uma baleia cachalote-anão (Kogia sima) encalhou, viva, na Praia da Ribanceira, em Imbituba, na manhã desta segunda-feira (19) e foi transportada para a Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), em Florianópolis, pela BR 101, num esquema que exigiu perícia e agilidade, para evitar a morte do animal marinho.
O cachalote-anão foi avistado por pescadores e moradores nas primeiras horas da manhã, que tentaram desencalharam o animal duas vezes, mas ele voltou para a areia.

Transporte pela BR 101 teve apoio da PRF | Foto PRF
Equipes especialistas da Udesc e do Instituto Australis foram chamadas e conseguiram colocar o animal marinho em reboque. O transporte pela BR 101 foi realizado com apoio da Polícia Rodoviária Federal e chegou ao CePRAM, no Rio Vermelho, onde fica a organização R3 Animal, por volta das 18 horas.
O CePRAM integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e realizada uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Animal marinho chegou ao centro de recuperação em Florianópolis no final da tarde | Foto PRF
O cachalote-anão será avaliado e passará por reabilitação até voltar para o mar.
Confira as imagens do transporte
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: