O dia 12 de outubro é um dia especial para Igreja, quando celebra-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Além de todas as comunidades que hoje celebram o dia da Padroeira do Brasil, na Diocese de Criciúma, uma em específico, teve um motivo a mais para comemorar.
No dia de hoje, o bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach erigiu, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Estação, em Urussanga, a 38ª paróquia da Diocese de Criciúma, dedicada à Nossa Senhora da Aparecida.
A Missa de instalação da nova paróquia aconteceu às 9h no salão paroquial, na presença dos fiéis e representantes das comunidades, obedecendo às restrições sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus.
Na oportunidade foi realizada a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia e a Provisão de Pároco do Padre Valdemir Luiz de Bona, que já atua junto às comunidades como responsável pela área pastoral desde 2019.

Fotos: Divulgação
O território da nova paróquia foi desmembrado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga reunindo 16 comunidades:
- Nossa Senhora da Saúde – Águas Mornas
- São José – Bela Vista
- Nossa Senhora Aparecida – Estação (Igreja Matriz paroquial)
- Nossa Senhora do Parto – De Villa; Santa Paulina – Pirago
- São Francisco de Assis – Bel Recanto
- Bom Jesus – Bom Jesus
- Santa Ana – Morro da Lagoa
- Nossa Senhora do Consolo – Ribeirão d’Areia
- Santa Luzia – Rio Barro Vermelho
- Santo Antônio – Rio Caeté
- Santa Rita – Rio Caeté Alto
- Santa Bárbara – Rio Deserto
- Nossa Senhora das Graças – Rio Salto
- Santa Luzia – Santa Luzia
- e São Pedro – São Pedro
Em sua homilia, Dom Jacinto lembrou o Evangelho de hoje onde Maria pedia a Jesus que não faltasse o vinho.
“Maria intercede a Deus como nossa mãe para que não falte nada, assim as comunidades que possuem esta devoção não faltará nada”, disse.
O bispo ressaltou ainda que, mesmo neste tempo difícil, em meio a uma pandemia que afetou a todos, há muitos sinais de esperança.
“Com a graça de Deus criamos neste ano a 4ª paróquia. Mas uma paróquia não vem sozinha, com a oração e o apoio de todos formamos novos padres para o pastoreio do povo. Novas paróquias servem para atender melhor o povo de Deus, aproximar o pastor das ovelhas” finalizou o bispo.
Além da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, erigida no dia de hoje, outras três paróquias foram criadas neste ano de 2020: Nossa Senhora da Saúde, em Forquilinha no mês de setembro; Nossa Senhora Auxiliadora no município de Balneário Gaivota em maio e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Demboski, em Içara, em fevereiro.
O pároco, Pe. Valdemir agradeceu ao bispo, ao pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pe. Daniel Pagani, ao vigário paroquial Pe. Mateus Réus, e às lideranças das 16 comunidades.
“Estamos juntos!” agradeceu emocionado.
Segundo o Plano Diocesano de Pastoral, a paróquia é uma rede de comunidades alicerçada na Trindade como modelo de comunhão e participação, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.
“Nesta missão, desejamos que o pároco e todos os membros das comunidades cresçam sempre mais em comunhão e unidade e se tornem autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo e seu Reino”, finalizou Dom Jacinto.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul