Santa Catarina tem cinco regiões consideradas em situação “gravíssima” para o coronavírus, de acordo com monitoramento do Governo do Estado. A matriz de risco baseada na análise de indicadores aponta que o panorama é alarmante no Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul, Meio-Oeste e Nordeste.
As outras 11 regiões catarinenses estão enquadradas em estado “grave”. São elas: Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe, Grande Florianópolis, Laguna, Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte, Serra e Xanxerê.
A metodologia adotada pela Secretaria de Estado da Saúde busca auxiliar as prefeituras na tomada de decisões sobre a liberação ou restrição de atividades. A escala de classificação, que é atualizada semanalmente, tem quatro níveis – moderado, alto, grave e gravíssimo – e leva em conta o índice de isolamento social, ampliação dos leitos de UTI, testagem da população e fluxo de atendimento nos serviços de saúde.
Nos níveis “grave” e “gravíssimo”, os municípios são orientados a adotar medidas mais rígidas de restrição da circulação de pessoas e de funcionamento da atividade econômica, para conter a disseminação do vírus.
Desde o início da pandemia, foram registrados 137.560 casos da Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 2.142 vieram a óbito – a taxa de letalidade é de 1,56%.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul