Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Rede OCP lança Índice com dados sobre os novos hábitos de consumo dos jaraguaenses na pandemia

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

18/08/2020 - 05:08

Visando compreender melhor a realidade e as perspectivas do consumidor em Jaraguá do Sul, a Rede OCP de Comunicação produziu uma pesquisa que culminou com o Índice Confiança do Consumidor (ICC), que mede a opinião dos jaraguaenses sobre a realidade atual da economia e suas perspectivas para os próximos três meses.

Durante esta semana, os dados deste levantamento serão aprofundados em matérias que vão detalhar cada um dos quesitos abordados na pesquisa.

A pesquisa, que começou em junho e conta com resultados para o mês de julho e o mês de agosto, demonstra uma melhora considerável na percepção econômica dos jaraguaenses que, no entanto, segue negativa.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Agosto também demonstra avanço, ainda na zona negativa.

Os dados de junho demonstravam um índice de confiança baixo: 52,3 pontos.

Em julho, embora ainda baixo, o índice saiu da zona do “nada confiantes” para o “pouco confiante”, em 73,5 pontos. Em agosto, o indicador de confiança passou para 88,75 pontos.

Foto Fábio Junkes/OCP News

O Índice de Confiança do Consumidor é usado nacionalmente pela Fundação Getúlio Vargas. O coordenador da pesquisa realizada pela Rede OCP, Wilson Eduardo Rebelo, explica o cálculo do indicador.

“O índice de confiança do consumidor é uma média do índice da situação atual, que é como ele enxerga o momento atual, e do índice de expectativas, que é o que ele espera para os próximos três meses”, explica Rebelo.

“Cada quesito é calculado com base na proporção entre respostas favoráveis e desfavoráveis”, completa.

O índice começa com 100 pontos, aos quais são adicionados o percentual de respostas positivas e subtraído o de respostas negativas.

Recuperação da confiança

Segundo o pesquisador, as medidas de combate à pandemia e de amenização de impactos ajudaram na recuperação da confiança.

“Com a chegada do auxílio emergencial aos informais, às empresas e aos estados e municípios, bem como novas notícias sobre o avanço nas pesquisas das vacinas, tivemos uma boa recuperação no mês de julho”, avalia.

“Ainda estamos em um período de incertezas, mas se as curvas de contágio e mortes continuarem a cair, e as restrições forem sendo abrandadas, podemos ter uma recuperação considerável ainda em 2020”, diz.

Dentre os componentes do ICC, o índice de situação atual (ISA) passou de 52,3 pontos em junho para 74 em julho e para 83,1 pontos em agosto.

O índice de expectativas passou de 52,3 para 73 pontos em julho e 94,4 pontos em agosto.

Participaram da pesquisa 773 pessoas na edição de junho, 895 na de julho e 924 na de agosto. Por ser proporcional, a variação numérica na amostragem não causa distorções nos resultados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).