O trecho estadualizado da BR-280, em Guaramirim, contará com uma passagem subterrânea para ciclistas, pedestres e motociclistas.
A inclusão da obra estava sendo solicitada pela Prefeitura ao Deinfra (Departamento de Administração da Infraestrutura) de Santa Catarina por conta do fluxo intenso na região e agora foi autorizada.
Inclusive em 2018, foi encaminhado um ofício pela Câmara de Vereadores ao Deinfra solicitando um estudo técnico para a obra da passagem. O pedido foi realizado pelo vereador Charles Longhi (MDB) e assinado por todos os vereadores.
A construção do túnel será feita perto da empresa Alenice, às margens da 280, e terá saída na rua Lili Kamke Tepasse (Cemitério Municipal), que dá acesso à 28 de Agosto.
Conforme o prefeito Luis Chiodini, com a duplicação do trecho a travessia de pedestres e ciclistas não será possível porque haverá uma mureta de proteção no meio da rodovia.
“Muitos moradores do bairro Nova Esperança, Centro e outros locais trabalham naquela região. Há muitas empresas por ali, então esse túnel vai tirar totalmente o perigo de fazer essa travessia”, aponta Chiodini.

Foto Fábio Junkes/OCP News
Ele salienta que próximo à Fameg, também será construída uma passarela aérea. A Prefeitura ainda se mobiliza para mais uma passagem de pedestres ser feita em frente ao Cedup.
“Estamos felizes com o andamento da obra. O Estado vem escutando muito as nossas reivindicações, principalmente porque em um curto espaço de tempo, o trecho da 280 em Guaramirim deve ser municipalizado”, ressalta.
O prefeito acredita que a construção do túnel deve começar quando as equipes darem início à pavimentação do viaduto que permitirá o acesso à SC-108.
Toda a duplicação do trecho estadualizado deve ser finalizada no primeiro semestre de 2021.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul