Femusc anuncia solistas selecionados para apresentação completa da ópera “La Bohème”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/09/2017 - 16:09

Com a lista de alunos confirmada, o Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) também já tem selecionado o elenco da aguardada ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini. Em 2018, o evento vai apresentar a obra completa, no dia 26 de janeiro, em duas sessões abertas ao público e transmitidas, ao vivo, na internet. Além disso, a plateia também poderá assistir aos ensaios gerais.

Conforme o coordenador artístico do Femusc, Alex Klein, os 15 cantores dos dois elencos foram escolhidos entre mais de 120 inscritos nos programas de Ópera e Canto Lírico do festival. “A escolha não é tão simples quanto selecionar os “melhores” cantores. Há tipos de voz específicos para cada papel, assim como qualidades dramáticas”, explica.

Ele comenta também que nas apresentações de “La Bohème” os espectadores terão a oportunidade de ver o professor e diretor geral da ópera, Gino Quilico, no papel do personagem Benoit. “É um bônus. Vai ser muito complexo montar este espetáculo. Por isso, estamos começando desde já”, comenta.

Reconhecido como um dos grandes nomes mundiais de ópera, o compositor Giacomo Puccini é tido como um líder na “Época de Ouro” da ópera italiana, em meados do século 19. Segundo Klein, sua música cativa, diverte e promove um verdadeiro show para vozes solistas.

No Femusc, o espetáculo ainda terá direção musical de Catherine Larsen-Maguire e contará com a Orquestra de Ópera e Coro Lírico do evento. Para completar, sobem ao palco participantes do Femusckinho, colônia de férias destinada a crianças e liderada por Liara Roseli Krobot.

No próximo ano, o festival, que chega a 13ª edição, terá 380 alunos. Com mais de mil inscrições provenientes de 27 países, o festival selecionou representantes de 21 nações, incluindo o Brasil, que possui participantes de 17 Estados.

O Femusc acontece entre os 14 a 27 de janeiro. Da plateia, cerca de 65 mil espectadores devem acompanhar os mais de 200 concertos da programação. Além disso, uma média de 70 mil pessoas costumam assistir às apresentações transmitidas pela internet.

O repertório terá obras como a Sinfonia Alpina, da Richard Strauss, o Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart, as sinfonias nº4, de Johannes Brahms, e n.8, de Antonin Dvorak, e, ainda, a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Entre os professores, 18 países estarão representados e as chamadas “estrelas” do festival serão Ole Bohn, Per Nyström, Laura Ruiz Ferreres e Catherine Larsen-Maguire. Para conferir a lista completa do corpo docente, basta acessar o site do Femusc.

Solistas selecionados para a ópera La Bohème

Mimi: Annelise Cavalcanti / Camila Rabelo

Musetta: Sara Fabiola Benitez / Claudia Espinoza Portocarrero

Rodolpho: Alan Faria / Luis Carlos Hernandez

Marcello: Albert Santana Andrade / Rodrigo de Cruz Silveira

Schaunard: Marcelo Coelho Pereira / Carlos Eduardo de Jesus

Colline: Anderson Barbosa / Talles Carvallo

Benoit: Prof. Gino Quilico

Alcindoro: Wantuli Rigoni Neto

Parpignol: Rodrigo Kenji

Sargent: Luiz Ricardo Malaquias de Lima

*Com informações da assessoria de imprensa