Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Filme luso-brasileiro-moçambicano é tema da live de cineclube de Florianópolis

Rita decide voltar à África, ao país onde cresceu, para reencontrar sua mãe, Sara. | Foto Divulgação/FC Badesc

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/07/2020 - 12:07 - Atualizada em: 14/07/2020 - 12:51

 

Em parceria com o projeto de extensão universitária promovido pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf/UFSC), o Cineclube da Fundação Cultural Badesc, promove mais um debate online da Sessão África no Cinema. Para esta edição, programada para a quarta-feira (15), o filme em destaque será Yvone Kane.

A partir das 19h, a cineasta e curadora do Cineclube da Fundação, Vanessa Sandre, vai receber no canal do YouTube da Fundação três debatedores.

Participam o sociólogo e investigador Científico no Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane (CEA/UEM), Maputo-Moçambique e mestre em Sociologia Política pela UFSC, Hélio Maúngue, o coordenador do LEHAf/UFSC, Sílvio Marcus de Souza Correa e o cineasta e curador do projeto África no Cinema, Alex Brandão.

O drama luso-brasileiro-moçambicano está disponível gratuitamente.

 

Sobre Yvone Kane

  • De Margarida Cardoso. Moçambique/Portugal/Brasil. 2014. 122 min. Drama. 12 anos.
  • Com Beatriz Batarda, Irene Ravache e Samuel Malumbe.
  • Sinopse: Rita decide voltar à África, ao país onde cresceu, para reencontrar sua mãe, Sara. Ela passa a investigar o percurso e a morte de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e ativista política que marcou várias gerações. Um retrato das memórias sobre o protagonismo feminino na guerra de libertação ao colonialismo, realizado pela cineasta portuguesa Margarida Cardoso.

 

Objetivo do projeto é a promoção da cultura cinematográfica africana | Foto Divulgação/FC Badesc

 

África no Cinema

  • É uma sessão mensal do Cineclube da Fundação em parceria com o projeto de extensão universitária promovido pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf/UFSC). O objetivo do projeto é a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e/ou com filmagens em África. Visa também divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana, e também sobre as representações da África no cinema.

 

Serviço

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.