O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, fez o comércio catarinense reagir. De acordo com a pesquisa realizada pela Fecomércio em Santa Catarina, o valor médio das vendas por cliente ficou na faixa de R$ 175,96, um aumento de 35,6% se comparado ao valor do ano passado, que foi de R$ 129,81. A pesquisa foi realizada com empresários de sete cidades. Nas vendas, os consumidores preferiram focar no setor de brinquedos e vestuários.
Além do aumento do valor gasto pelos consumidores, muitas empresas ampliaram o quadro de funcionários para atender a demanda de venda do período. De acordo com o resultado das pesquisas realizadas pela Fecomércio, apesar do aumento no valor gasto pelos consumidores nos presentes, o número de vendas diminuiu. A variação foi negativa em relação ao ano anterior, mas positiva se comparada a outros meses deste ano.
O comportamento do consumidor neste período reforça a intenção do catarinense de fechar o ano com as contas em dia. Os dados apontam que 57% da população optou pelo pagamento à vista. Destes, 13,8% pagaram no dinheiro, 28,4% pagaram no cartão de crédito e 14,8% no débito. Além disso, o estado acumula dez altas consecutivas no volume de vendas em varejo, conforme os números do IBGE de agosto, e deve ter um dos melhores natais dos últimos anos.
A pesquisa foi realizada com 398 empresas do comércio de Santa Catarina, nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis, entre os dias 13 e 17 de outubro.