Na noite desta terça-feira (2), a conta oficial do Xbox Brasil se manifestou quanto às polêmicas envolvendo um canal do YouTube e do twitch com o nome da marca – e que já foi representante patrocinado do console.
O grupo foi acusado de falas racistas em transmissões pelo Twitch desde o início dos atos contra o racismo na semana passada, em resposta a morte de George Floyd, nos EUA.
O canal citado é conhecido há anos pela comunidade de games por incentivar discursos de ódio, como misoginia, homofobia e racismo entre seguidores, segundo o blog START, do UOL.
Entre as falas destacadas e criticadas nesta semana, streamers do canal falavam que negros “deviam voltar para a senzala” e “nunca deveriam ter deixado de ser escravos”.
Através do Twitter, a conta oficial do console da Microsoft informou que vai exigir a retirada da sua marca dos canais do grupo nas redes sociais.

Foto Reprodução/Twitter
Usuários do Twitter também cobram resposta por parte do Twitch, serviço de streaming da Amazon, que mantém o grupo de streamers como um canal parceiro apesar das denúncias.
O Twitch tem sido criticado há algum tempo por uma falta de padrão na aplicação dos critérios e das diretrizes de comunidade entre seus usuários – enquanto canais de menor porte recebem suspensões por pequenas violações, canais de grande porte escapam com violações obvias dos termos de uso.
A disparidade foi apontada pela influencer americana Natalia “Alinity” Mogollon, que “se suspendeu” por três dias após a recusa do serviço em suspendê-la após repetidas violações.
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul