Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coronavírus: Alesc aprova moção para que Ministério da Saúde faça testes em massa na população

Foto Mauricio Vieira/Secom SC/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

18/05/2020 - 18:05 - Atualizada em: 18/05/2020 - 18:48

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a realização de testes em massa é o passo mais importante para o sucesso no combate à Covid-19.

Diante disso, o plenário da Assembleia Legislativa de SC aprovou moção do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) solicitando ao Ministério da Saúde a ampla realização de teste para coronavírus, transparência nos dados sobre os testes realizados no país e de rastreamento de infectados.

O Brasil está entres as nações que menos testes tem aplicado na população e já é o 4º país com maior número de infectados pelo vírus.

“Sem teste, há um subdimensionamento dos casos. É um dos principais desafios para o país enfrentar a pandemia. Testes em massa vão permitir maior clareza na definição de políticas de saúde pública e de isolamento social. As nações que mais fizeram testes são justamente as que estão tendo melhor resultado no enfrentamento da pandemia. Somos um país continental, sabemos o desafio que isso implica. Mas se quisermos ter o controle da doença e evitar mortes terá que ser feito.”

Foto Arquivo/OCP News

O país realizou até o momento cerca de 700 mil testes, conforme o site World o Meters que concentra dados mundiais do enfrentamento ao coronavírus. O dado é maior do que o governo afirma ter feito – cerca de 500 mil testes até o momento. A diferença se deve ao fato de o Ministério da Saúde desconhecer os dados de testes adquiridos e realizados por estados, municípios ou empresas para avaliar a saúde de seus funcionários.

Enquanto na Alemanha, país referência no enfrentamento à pandemia, foram realizados 37,1 mil testes para cada 1 milhão de habitantes, no Brasil essa taxa cai para 3,4 mil para cada milhão de habitantes e coloca o país atrás de vários países latino-americanos como Chile e Peru, que já realizaram, cada um, 17,8 mil testes por milhão de habitantes.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.