Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Leão-marinho que estava na Lagoa da Conceição reaparece em costão de Florianópolis

Leão-Marinho-do-Sul foi avistado em costão de Florianópolis | Foto Regina Reis/R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/05/2020 - 16:05 - Atualizada em: 15/05/2020 - 16:40

O leão-marinho-do-Sul (Otaria flavescens) que estava sendo monitorado pela equipe da R3 Animal na Lagoa da Conceição, em meados de abril, foi avistado essa semana em um costão rochoso pela durante a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal está saudável e com boa aparência corporal.

O animal estava junto a um grupo de nove leões-marinhos e descansava ao sol. De acordo com a assistente de projeto, Regina Reis, que participou do monitoramento, o leão-marinho estava bem ativo e interagindo com os outros animais do grupo.

O animal estava junto a um grupo de nove leões-marinhos | Foto Regina Reis/R3 Animal

 

“Depois de algum tempo de banho de sol, ele se levantou e foi em direção ao mar. Foi se posicionando nas pedras e logo em seguida pulou na água”, conta Regina, informando que foi possível verificar que a lesão que ele possuía na nadadeira peitoral em abril está cicatrizando.

“Ao se movimentar, ele apoia as nadadeiras dianteiras nas pedras e, por ser um animal pesado e devido ao atrito, a lesão está fechando lentamente”, explica Regina.

Banho de mar

Após banho de sol ele desceu o costão | Foto Regina Reis/R3 Animal

Animal está saudável e ativo | Foto Regina Reis/R3 Animal

Banho de mar após descanso ao sol | Foto Regina Reis/R3 Animal

Monitorado desde abril

Este leão-marinho foi avistado a primeira vez na Lagoa da Conceição, no dia 11 de abril. Ele foi monitorado diariamente pela R3 Animal durante uma semana, com o auxílio da Polícia Militar Ambiental, até que não foi mais visto.

O mamífero marinho, um macho adulto, foi avaliado pela nossa equipe veterinária e estava saudável, apenas com algumas lacerações na nadadeira peitoral direita. Naquela ocasião, foi feita uma avaliação veterinária à distância, com o auxílio de termógrafo (aparelho que detecta a temperatura em diferentes pontos do corpo).

Anmal é monitorado desde abril | Foto Regina Reis/R3 Animal

Saiba mais

  • Caso aviste leões-marinhos, mantenha distância, pois são animais selvagens e, ao se sentirem acuados, podem tentar se defender.
  • Evite o contato deles com animais de estimação, pois eles podem transmitir doenças aos leões-marinhos.
  • Evite tirar fotos com o uso de flash.
  • Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois ele quer apenas descansar.
  • Não se aproxime com embarcações pois o barulho assusta e estressa o animal.
  • Colabore com a sensibilização e conscientização da comunidade e ligue para o número 0800 642 3341.
  • Com a aproximação do inverno, é comum que estes animais saiam de suas colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e busquem águas mais quentes na região sul do Brasil a procura de alimento.
  • O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
  • O PMP-BS tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

 

Confira as imagens

Imagens: Regina Reis/R3 Animal

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.