A partir de sábado (14), às 14h, o Museu Casa Fritz Alt (MFA) inicia a programação mensal de oficinas educativas gratuitas, ministradas por sua equipe de educadores.
Na primeira edição, a atividade principal será a colagem. Após realizarem uma visita monitorada à exposição “A dialética do corpo”, que reúne esculturas e esboços assinados por Fritz Alt, os participantes receberão imagens de obras do artista plástico e poderão fazer suas próprias criações, por meio de colagens de figuras e recortes.
A prática é inspirada no trabalho de Fritz Alt que utilizava a técnica da colagem como das suas linhas de estudo.
“O objetivo das oficinas educativas é oferecer ao público uma imersão no processo de criação de Fritz Alt e criar um diálogo com a obra do artista.
Além disso, é uma oportunidade para a comunidade visitar e se aproximar do Museu”, explica a educadora do MFA, Deise Oliveira.
A oficina de colagem do Museu Fritz Alt é aberta a adultos e crianças e não é preciso ter conhecimento prático para participar. A
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3433-3811.
Após a realização da oficina educativa, com término previsto para as 15h30, os participantes podem aproveitar a tarde para um piquenique ou atividades ao ar livre, tendo os jardins do Museu Fritz Alt como cenário.
As oficinas educativas também podem ser realizadas por grupos e turmas escolares, no horário normal de atendimento do Museu Fritz Alt, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Também é necessário agendamento prévio.
O artista Fritz Alt
Contrário à guerra e descontente com o ensino das escolas de arte que frequentava na Alemanha, em 1921, Fritz Alt deixou seu país e veio para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro.
Como não tinha concluído o curso de escultura, sua profissão foi considerada indefinida e Fritz Alt foi enviado para trabalhar na lavoura, em Joinville.
Em 1924, contraiu malária e foi tratado pelo médico militar do 13o Batalhão de Caçadores (atual 62o Batalhão de Infantaria) e passou a realizar serviços de pintura no local.
Em 1926, esculpiu o busto em bronze da princesa Dona Francisca, em comemoração aos 75 anos de Joinville.
A partir de então, sua obra ganhou repercussão e ganhou espaço em locais como o Palacete Schlemm e a Sociedade Harmonia Lyra.
Na década de 1940, em parceria com o arquiteto e amigo Paul Helmuth Keller, Fritz Alt projetou sua casa-ateliê, com influência da cultura alemã, combinada a traços originais e funcionais que representam a personalidade do artista.
Fritz Alt faleceu em 1968 e, dois anos mais tarde, sua casa foi transformada em museu.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger