Em 2020, teremos 366 dias, ou seja, um dia a mais em relação ao calendário “normal”. Isso ocorre a cada quatro anos: é o conhecido ano bissexto, que acrescenta o dia 29 ao mês de fevereiro. Mas, afinal, você sabe por qual motivo isso acontece? Como tudo, ou melhor, quase tudo na vida, há uma explicação e ela vem da astronomia.
A órbita completa da Terra em torno do Sol leva cerca de 365 dias e seis horas. Ao longo de quatro anos, essas seis horas adicionais, quando somadas, completam as 24 horas que dão origem ao dia extra. Essa medida foi adotada para manter nossos relógios e calendários em sincronia com o movimento de translação da Terra e suas estações. Parte da dúvida foi resolvida, né! Agora, você sabe por que fevereiro foi o “premiado” no calendário?
Isso tudo foi culpa do imperador romano César Augusto. Originalmente, fevereiro tinha 29 dias e ganharia o dia 30 a cada quatro anos. Porém, o imperador quis que o oitavo mês tivesse o nome em sua homenagem, agosto. Mas, agosto tinha um dia a menos que o mês de julho, que homenageava o seu predecessor Júlio César. Para que agosto tivesse os mesmos 31 dias, retirou-se o 29º dia do mês de fevereiro.
E quem nasce nesse dia comemora quando?
As chances de alguém nascer em 29 de fevereiro são de uma em 1.461. No Brasil, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido.
Por isso, nos anos com 365 dias, os “saltadores”, como são conhecidos pelo mundo, escolhem entre o dia 28 de fevereiro e 1º de março para comemorar o aniversário. Alguns sugerem que se a pessoa nasceu antes do meio-dia, que comemore no dia anterior.
Caso tenha nascido no período da tarde ou noite, a festa fica para o dia 1º. Se você é uma delas, então que tal contar para gente como é a sua comemoração? Com certeza muitos estão curiosos!
*Com informações do Terra
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul