https://www.facebook.com/bmbarravelha/videos/843183105856174/
Livre, a baleia dá um espetáculo de despedida
Após várias tentativas, a baleia da espécie jubarte que estava encalhada na praia da Península, em Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, foi amarrada em um rebocador pelas equipes de resgate que a monitoravam desde que foi encontrada na beira da praia e ela foi conduzida ao mar, onde seguiu destino ao horizonte, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da região, que trabalhou junto com técnicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Dezenas de curiosos acompanharam as manobras para salvar a baleia | Foto Corpo de Bombeiro Militar de Barra Velha/Divulgação/OCP
Pela manhã, um rebocador do Projeto de Monitoramento de Praias, vindo de Imbituba, com o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha tentou arrastar a baleia até a cava das dunas, mas uma das fitas que a amarrava se soltou, fazendo com que ela ficasse em um ponto um pouco mais profundo de água, mas ainda não o suficiente para ela voltar para profundidades adequadas e ficar livre.
Os biólogos decidiram esperar a subida da maré, por volta das 13h30, para que ela conseguisse sair. A preocupação não era só com as condições da baleia, mas também com os curiosos que acompanhavam o resgate, pois havia risco de esmagamento de quem estivesse ao redor.

Pela manhã, tentativa de resgate com rebocador vindo de Imbituba | Foto Corpo de Bombeiro Militar de Barra/Divulgação/OCP
Confira o vídeo:
https://www.facebook.com/ocorreiodopovo/videos/1709881479023629/
*Imagens de drone feitas pelo cabo BM Rodrigo, de Barra Velha
LEIA MAIS:
– Baleia da espécie jubarte encalha em praia de Barra Velha, no Litoral Norte catarinense