Foi encerrada com sucesso a investigação de três roubos de veículos, ocorridos em menos de um mês, com uso de armas de fogo e modo de execução semelhante, em Criciúma.
Os crimes foram investigados pela Divisão de Repressão a Roubos de Criciúma (DRR/DIC), coordenada pelo delegado Yuri Miqueluzzi.
Foram quatro meses de investigações para mapear a atuação do grupo criminoso e identificar os integrantes.
As ações eram premeditadas, a dinâmica violenta e havia preferência por modelos sedan’s de luxo.
O grupo ainda antecipava rotas de fuga e planejava o esconderijo dos veículos.
Prisões
Nesta semana, em duas fases, foi realizado o cumprimento de buscas e a efetivação da prisão preventiva de dois investigados de atuação na associação criminosa especializada em veículos.
Um deles, de 20 anos, possui histórico em roubos de automóveis e foi preso no bairro Pinheirinho.
Outro envolvido, de 23 anos, em ação integrada das forças de segurança, foi capturado por policiais militares no bairro Moradas do Sol, quando chegava em casa.
Corrupção de menores
Segundo o delegado Yuri, a dupla recrutava e corrompia adolescentes para a prática dos crimes, empregando os menores nas fases de planejamento, execução dos roubos e destinação dos veículos subtraídos.
“Dois adolescentes, ambos com 17 anos, foram identificados como participantes do grupo criminoso. Os crimes ocorreram entre os meses de outubro e novembro passado. O trabalho discreto dos investigadores policiais possibilitou a identificação dos integrantes e a recuperação dos três veículos roubados”, coloca a autoridade policial.
Recuperação
Dois veículos Corolla subtraídos foram localizados em Criciúma e uma BMW/X1 foi recuperada em Joinville.
“O inquérito apontou indiciamentos pelos delitos de associação criminosa armada, roubos armados com concurso de pessoas, por três vezes, e corrupção de menores, por três vezes. Os dois presos foram encaminhados ao Presídio Santa Augusta, onde seguem recolhidos provisoriamente, sem prazo definido”, conclui o delegado.