Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Golpe do WhatsApp clonado faz mais vítimas em Jaraguá do Sul

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

10/01/2020 - 05:01

A Polícia Civil alerta para a ocorrência do golpe do WhatsApp clonado em Jaraguá do Sul. Os estelionatários conseguem enganar os usuários do aplicativo para conseguir os códigos de verificação e, desse modo, para instalar a conta em outro celular.

A partir daí, o golpista se passa pelo titular da conta para aplicar golpes em parentes e amigos. Foi o que aconteceu com um educador físico de Jaraguá do Sul. Ele teve a conta no WhatsApp clonada e um dos amigos chegou a depositar R$ 2,8 mil em uma conta do estelionatário.

Ele afirma que recebeu uma ligação com o prefixo 11 no celular. Com recebia muitas chamadas de São Paulo, acabou atendendo o telefone. O estelionatário afirmou que era assessor de imprensa de uma banda de um amigo da vítima.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Ele usou uma história muito convincente dizendo que iria fazer um show de abertura da turnê no início de janeiro e que me colocaria como presença VIP. Ele falou que iria me mandar um e-mail para confirmação. Como não recebi o e-mail, ele pediu um código por SMS”, afirma.

Atenção com os códigos

O delegado regional Fabiano dos Santos Silveira afirma que o número de golpes envolvendo a clonagem do WhatsApp vem crescendo não só em Jaraguá do Sul, mas em todo o Estado. A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o golpe.

“No início de 2020, a gente verificou que cresceu o número de golpes mediantes a clonagem do WhatsApp. Nós alertamos a população para que tenha bastante atenção, principalmente quando receber mensagens estranhas de amigos pedindo dinheiro ou transferências bancárias”, destaca Fabiano.

Fabiano ressalta que é preciso fazer um filtro e não atender pedidos feitos pelo aplicativo sem fazer uma verificação minuciosa. Um dos meios de evitar ser lesado neste de tipo de golpe é entrar em contato com a pessoa que fez o pedido da transferência bancária pessoalmente ou por ligação telefônica.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.