IFSC abre mais de 300 vagas em cursos técnicos gratuitos em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

13/11/2017 - 12:11 - Atualizada em: 13/11/2017 - 13:20

Tem oportunidade na área, galera! O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu 324 vagas em sete cursos, em Jaraguá do Sul, todos gratuitos e com seleção de novos estudantes por sorteio. As inscrições são pela internet e terminarão no dia 10 de dezembro.

Além de serem gratuitos, os cursos também não possuem qualquer taxa de matrícula ou custo de inscrição. Basta acessar o portal do Ingresso, fazer a inscrição no curso desejado, aguardar o sorteio previsto para ocorrer no dia 13 de dezembro e, caso sorteado, comparecer ao IFSC na data da matrícula com a documentação exigida.

A maior parte das vagas é para cursos técnicos subsequentes (para quem já fez ensino médio) e para um curso técnico concomitante (para quem faz ensino médio em outra escola e deseja cursar um curso técnico no IFSC).

Mas há também um curso técnico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que é voltado para jovens e adultos que desejam concluir as disciplinas do ensino médio ao mesmo tempo em que aprendem uma profissão.

 

Como se inscrever

Para se inscrever, é preciso acessar o Sistema de Ingresso do IFSC (ingresso.ifsc.edu.br) e selecionar a opção “Quero me Inscrever”, selecionando o câmpus onde deseja estudar e após, o curso desejado.

Para saber mais sobre o processo seletivo, como datas importantes e pré-requisitos, acesse os editais de ingresso de cada tipo de curso no endereço ingresso.ifsc.edu.br. Dúvidas podem ser enviadas para: ingresso@ifsc.edu.br.

Reserva de vaga
O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. A listagem completa com o número de vagas reservadas está nos respectivos editais de ingresso.

Confira abaixo os cursos que estão com inscrições abertas em Jaraguá do Sul:

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro

Técnico Proeja em Vestuário – 35 vagas (matutino)
Técnico Subsequente em Vestuário – Certific – 35 vagas (matutino)
Técnico Subsequente em Têxtil (Beneficiamento) – Certific – 35 vagas (noturno)
Técnico Subsequente em Produção e Design de Moda – 35 vagas (noturno)

Câmpus Jaraguá do Sul – Rau

Técnico Subsequente em Mecânica – 64 vagas (32 vespertino e 32 noturno)
Técnico Concomitante em Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas (vespertino)
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 80 vagas (40 vespertino e 40 noturno)

Outras vagas na região

Câmpus Joinville

Técnico Concomitante em Eletroeletrônica – 35 vagas (noturno)
Técnico Concomitante em Mecânica – 32 vagas (noturno)
Técnico Subsequente em Enfermagem – 24 vagas (vespertino)

Para saber mais sobre cada curso, acesse o Guia de Cursos do IFSC disponível em curso.ifsc.edu.br.